PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Ponte de Lima

Festival apresenta jardins de cinco nacionalidades até outubro

27 Maio, 2013 - 09:11

137

0

Trabalhos do Brasil, República Checa, Espanha, Irlanda e Portugal vão estar em destaque na 9.ª edição do festival de Jardins de Ponte de Lima, a inaugurar dentro de uma semana pela ministra do Ambiente, anunciou fonte municipal.

Trabalhos do Brasil, República Checa, Espanha, Irlanda e Portugal vão estar em destaque na 9.ª edição do festival de Jardins de Ponte de Lima, a inaugurar dentro de uma semana pela ministra do Ambiente, anunciou fonte municipal.

Pioneiro na Península Ibérica, este festival internacional decorre em Ponte de Lima desde 2004, sempre entre maio e outubro, assumindo-se como uma recriação do famoso evento francês de jardins de Chaumont-sur-Loire. Já este ano, recebeu no Canadá a distinção internacional de “Festival do Ano 2013”, no âmbito do Prémio Garden Tourism Awards.

“Ponte de Lima pretende que este projeto inovador, que combina a arte com o ambiente, contribua para a criação de espaços nobres na vila e consequentemente para melhorar a qualidade de vida”, sublinhou fonte do executivo municipal, liderado por Victor Mendes (CDS-PP).

A edição deste ano vai apresentar trabalhos oriundos de quatro países, subordinados ao tema “Jardins dos Sentidos” e que foram escolhidos entre 48 propostas oriundas de treze países, segundo informação da organização.

Espanha conta com o maior número de trabalhos representados, num total de cinco jardins já confecionados, logo seguida de Portugal, com quatro. Autores da República Checa e do Brasil também se fazem representar este ano.

O jardim mais votado pelos visitantes ganha automaticamente direito a figurar na edição seguinte, pelo que o festival integra sempre 12 trabalhos. O “Jardim da Abundância”, da Irlanda, foi o mais votado da edição de 2012, pelo que voltou a ser montado para o festival de 2013.

O evento é promovido pela Câmara de Ponte de Lima e a um júri previamente definido cabe a escolha dos onze trabalhos que chegam ao concurso final que nos últimos meses foram elaborados na margem do rio Lima até à sua inauguração, que este ano acontecerá a 31 de maio, na presença da ministra do Ambiente, Assunção Cristas.

Após o encerramento de cada edição, alguns jardins são pura e simplesmente destruídos, enquanto outros são cedidos para diferentes localidades, de Portugal ou do estrangeiro, que manifestem interesse na sua aquisição.

Outros foram espalhados por diferentes espaços do concelho de Ponte de Lima.

Contribuir a nível local, nacional e internacional para uma maior sensibilidade para a arte nos jardins e para o aumento da importância dos espaços verdes é o principal objetivo do certame.

Entretanto, o júri do festival já escolheu o tema do 10.º aniversário do evento, a assinalar em 2014 e com o título “Jardins em Festa”.

Últimas