PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Festa Sra. da Rosa: Tapetes floridos nas ruas atraem espanhóis e portugueses de todo o país

12 Maio, 2012 - 10:21

175

0

O padre Salvador Fernandes adianta que existem alguns problemas na zona histórica monçanense, por ser habitada por pessoas mais velhas, e que apresentam dificuldades em fazer os tapetes. Contudo garante que a tradição mantém-se e não está em risco.

A Festa em Honra de Nossa Senhora da Rosa, uma das festividades mais acarinhadas pela população monçanense, realiza-se este fim-de-semana, com um programa preenchido por diversas atividades religiosas e culturais.

Um dos pontos altos desta festividade é o embelezamento das ruas do centro histórico pelos respetivos moradores, na madrugada de domingo.

O padre Salvador Fernandes adianta que existem alguns problemas na zona histórica monçanense, por ser habitada por pessoas mais velhas, e que apresentam dificuldades em fazer os tapetes. Contudo garante que a tradição mantém-se e não está em risco.

No domingo, a manhã e início da tarde estão reservadas ao visionamento dos trabalhos efetuados durante a noite, destacando-se a presença de muitos forasteiros que, por hábito, visitam o município neste dia.

Galegos e portugueses de Norte a Sul. O padre Salvador Fernandes fala numa “verdadeira romaria”.

Durante algum tempo, esta festividade em honra da Nossa Senhora da Rosa, em Monção, não se realizou. O seu ressurgimento data de 1973, após um interregno de 70 anos.

Do programa da festa, com a particularidade de ser organizada só por jovens, consta este sábado, a partir das 21h30, a celebração da missa solene na Igreja da Misericórdia, seguindo-se a habitual e concorrida procissão de velas pelas principais artérias da vila com a imagem da Nossa Senhora da Rosa a ser transportada por jovens.

A partir das 24h00, começa o embelezamento das ruas. O Largo de Camões, espaço fronteiro ao edifício da Câmara Municipal de Monção, será “trabalhado” por elementos de uma associação de Ponteareas, localidade galega situada a cerca de 15 quilómetros de Monção.

No próximo mês, alguns funcionários da autarquia respondem à amabilidade de “nuestros hermanos”, deslocando-se àquela localidade para decorarem uma das ruas do centro urbano. Esta parceria potencia o relacionamento entre os municípios mas também o fluxo de pessoas para apreciarem os respetivos trabalhos.

A festa culmina, no domingo, com a eucaristia solene na Igreja Matriz, pelas 16h30, seguindo-se a bênção, distribuição de rosas e procissão solene.

Últimas