Menu

+

1

1

Monção

Fernando Mendes está em Monção… e já saboreou a Foda!

13 Janeiro, 2024 - 21:53

7197

0

Ator e apresentador provou o prato mais emblemático do concelho.

Fernando Mendes já está em Monção. O conhecido ator e apresentador televisivo vai subir ao palco do Cine Teatro João Verde este sábado e domingo para apresentar a peça teatral Insónia, interpretada pelo próprio.

 

Antes do espetáculo, o artista foi jantar ao afamado restaurante Firminos, na Praça Deu-la-Deu.

 

À mesa surgiu o mais emblemático prato do concelho: o Cordeio à Moda de Monção, popularmente conhecido por Foda à Monção, uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

Na peça teatral, o popular ator e apresentador de televisão interpreta o papel de Custódio Reis.

 

Custódio Reis é um vendedor de vinhos e licorosos, que vive com a corda no pescoço. Tanto financeiramente, como familiarmente. É o comum português de classe média, que vive afogado em dívidas e créditos.

 

Encontra-se à beira do divórcio. A mulher, Sónia, esgotou de vez a sua paciência para com um marido que é cada vez mais um falhado e um tipo sem rumo ou grandes objetivos de vida para além de comer, beber e dormir.

 

É um marido ausente e um pai ainda mais. Não tanto por falta de amor, mas mais de energia.

 

 

Fernando Mendes, em Insónia

[Fotografia: DR]

 

 

Certa noite, Custódio, que sempre teve preguiça de pensar muito na sua vida, pára para pensar e ao contrário de passar a noite a ressonar, como é seu hábito, não consegue dormir. Tem uma terrível insónia. 

 

Assistimos, então, a uma hilariante crise interior pela qual, em tempo real, Custódio vai passar, na tentativa de alcançar a paz de alma necessária para que volte a conseguir dormir.

 

 

 

[Fotografia: Lurdes Caldas/Restaurante Firminos]

Últimas