PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Feriado Municipal: Executivo pretende potenciar turismo religioso associado a São Teotónio

18 Fevereiro, 2013 - 09:02

218

0

No entanto, o maior desafio que o autarca de Valença define é tornar a freguesia de Ganfei, onde nasceu São Teotónio, e o concelho, um roteiro do turismo religioso.

Valença celebra, esta segunda-feira, o seu Feriado Municipal, Dia de São Teotónio, primeiro santo português. Do programa das cerimónias consta uma conferência, a homenagem a instituições e personalidades do concelho e um concerto.

No entanto, o maior desafio que o autarca de Valença define é tornar a freguesia de Ganfei, onde nasceu São Teotónio, e o concelho, um roteiro do turismo religioso.

Jorge Mendes explica que o executivo está a trabalhar em estreita colaboração com a junta de freguesia e a Confraria para potenciar o culto a São Teotónio através de um projeto que enalteça o nome deste santo, mas sem entrar em obras “megalómanas”.

Com o intuito de atrair mais visitantes, a ideia passa por um novo espaço de culto onde se possa comprar algumas lembranças e publicações alusivas a São Teotónio.

A divulgação também está a ser feita em Portugal e na Galiza, de forma a que os peregrinos dos Caminhos de Santiago possam também visitar Ganfei.

Quanto ás celebrações desta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal sublinha o reconhecimento do “dia maior do concelho”, com a figura de São Teotónio e homenageando instituições e personalidades “que tanto tem dado de si a Valença”.

As cerimónias começam em frente à estátua de S. Teotónio, na Fortaleza, onde será colocada uma coroa de flores, às 9h00, em homenagem ao santo.

Seguem-se as celebrações religiosas em Ganfei, local onde decorrerá, também, este ano, a sessão solene, a partir das 11h30. No ato serão atribuídas Medalhas Municipais de Mérito ao Padre Gonçalo do Vale, ao Centro Social de São Pedro da Torre, ao Judo Clube de Valença, ao Basket Clube de Valença e ao Rancho Infantil de Friestas, um reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido ao longo dos anos.

Com estas atividades encerram-se as comemorações dos 850 anos do falecimento de São Teotónio que pretenderam reviver e projetar a imagem do valenciano primeiro santo português.

Nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio tornou-se o primeiro santo português, sendo celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 homens, mulheres e crianças moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

Últimas