A freguesia valenciana de Cerdal recebe, esta quinta-feira, a grande feira/romaria do calendário anual galaico-minhoto e a maior do Noroeste Peninsular.
O evento realiza-se, pela última vez, em dia de feriado, mas a organização admite que, em 2013, a tradição vai manter-se e a data também.
Contudo, o presidente da junta de freguesia, José Miguel Abreu, não tem dúvidas de que a eliminação do feriado de 01 de Novembro, vai prejudicar a atividade económica da freguesia e do concelho, perspetivando-se uma diminuição na afluência.
“Vamos ver”, acrescenta o autarca local.
Os visitantes, aos milhares, desfrutam de um amplo espaço e de uma vasta oferta de produtos proporcionada por cerca de meio milhar de expositores distribuídos pelos diversos setores.
José Miguel Abreu destaca ainda uma vasta programação cultural associada a esta feira secular.
A Feira dos Santos de Cerdal é uma feira/romaria secular e um verdadeiro ponto de encontro galaico-minhoto que cativa, ano após ano, milhares de visitantes.
A feira já aparece documentada em 1758 e é um ponto de confluência de povos e onde, por excelência, se sente a alma galaico-minhota.
A feira decorre no Terreiro de São Bento da Lagoa, num espaço devidamente infra-estruturado para o efeito, junto à estrada nacional São Pedro da Torre/Paredes de Coura, a 5 minutos do acesso à A3 e das pontes internacionais.
Comentários: 0
0
0