PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Federação Distrital Bombeiros nega existência de autarquias a contratar pessoas comuns para exercer trabalho dos bombeiros

14 Junho, 2011 - 12:57

155

0

No distrito de Viana do Castelo não há, até ao momento, registo de câmaras municipais a contratar pessoas comuns para fazerem o trabalho dos bombeiros. A garantia parte da Federação Distrital de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, em reacção à denúncia feita pela Associação dos Bombeiros Profissionais, esta terça-feira.

No distrito de Viana do Castelo não há, até ao momento, registo de câmaras municipais a contratar pessoas comuns para fazerem o trabalho dos bombeiros. A garantia parte da Federação Distrital de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, em reacção à denúncia feita pela Associação dos Bombeiros Profissionais, esta terça-feira. De acordo com Luís Brandão Coelho, as autarquias não estão autorizadas a contratar bombeiros, exceptuando, no distrito, o corpo de bombeiros municipal da cidade vianense. Para o responsável, esta denúncia poderá estar relacionada com casos isolados.
Luís Brandão Coelho refere que desconhece os motivos dessa denúncia e explica que, para se ser bombeiro, é necessária formação específica e de longa duração. Esta é uma matéria que, de resto, está regulada por lei.
A reacção do presidente da Federação Distrital de Viana do Castelo acontece no dia em que Associação dos Bombeiros Profissionais acusa as autarquias de contratarem pessoas comuns para executarem as funções de bombeiro. Em declarações à Lusa, o presidente da associação, Fernando Curto, refere que há as câmaras municipais a criar o cargo de "operacional administrativo", no qual operam pessoas, sem formação, para fazer o trabalho dos bombeiros profissionais. Situação que o responsável classifica de "irresponsabilidade muito grande". Para Fernando Curto, esta "estratégia" dos municípios prejudica o sector e os seus destinatários, a população.
FONTE:"RVM com Lusa"

Últimas