PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção/Valença

Faz hoje 20 anos que surgiu uma das melhores ecopistas da Europa

14 Novembro, 2024 - 14:18

206

0

Percurso de 17 quilómetros.

Foi no dia 14 de novembro que aconteceu a inauguração do primeiro troço da Ecopista do rio Minho, entre o apeadeiro de Cortes, em Monção, e a ponte seca, em Valença.

 

O trajeto aproveitou o percurso da antiga linha férrea entre os dois municípios, desativada no dia 31 de dezembro de 1989.

 

Com a abertura deste percurso de 17 quilómetros, os dois municípios alargaram a capacidade desportiva, cultural e turística da região, reavivando a proximidade e o relacionamento de ambas as populações com o rio Minho.

 

 

 

[crédito fotografia: Município Monção]

 

 

[crédito fotografia: Município Monção]

 

 

Nos anos seguintes, este corredor ecológico, ganhou mais quilómetros, chegando, numa primeira fase, ao parque da lodeira, junto à ponte internacional, e numa fase posterior, ao centro histórico de Monção, com entrada pela porta de Salvaterra. Paralelamente, foi construído um passadiço de madeira no Parque das Caldas.

 

A partir de 2017, deu-se continuidade ao processo de alargamento daquele corredor ecológico, através da criação de novas estruturas e equipamentos que, gradualmente, potenciaram a utilização daquele espaço ribeirinho.

 

 

 

[crédito fotografia: Município Monção]

 

 

 

Com uma intervenção profunda na Pedra Furada, procedeu-se à ligação pedonal entre a zona da Lodeira e o Parque das Caldas, garantindo-se a continuidade do percurso que, após três fases de execução, chegou ao Landre, na freguesia da Bela, espaço ribeirinho em fase de intervenção.

 

Em paralelo, em Monção, foram construídos os passadiços de madeira “A Galiza Mail`o Minho”, revelando-se, desde a sua abertura ao público, em 21 de março de 2021, um extraordinário cartão de visita do concelho, sendo muito frequentado pelos munícipes e procurado pelos turistas.

 

 

 

[crédito fotografia: Município Monção]

 

 

Entre Lapela, na extremidade com Valença, e a freguesia da Bela, Monção disponibiliza 12 quilómetros contínuos “pegados” ao rio Minho.

 

Neste trajeto, distinguido como a terceira melhor via verde da Europa, em 2017, existem vários motivos de interesse que tem merecido, ao longo dos anos, rasgados elogios e aplausos pela generalidade das pessoas.

 

Numa perspetiva de valorização permanente daquele percurso surpreendente e apaixonante, o Município de Monção instalou, recentemente, uma nova sinalética com informações técnicas e quilométricas do percurso, bem como os equipamentos e locais visitáveis nas proximidades.

 

Os painéis alertam, também, para uma utilização segura e sustentável.

 

 

 

[crédito fotografia capa: Município Monção]

Últimas