A jornalista Fátima Campos Ferreira vai ser uma das homenageadas pelo Município de Valença na próxima Sessão Solene do Feriado Municipal, Dia de S. Teotónio, que se assinala a 18 de fevereiro.
Vai ser agraciada com a Medalha de Mérito do Município.
A informação foi avançada à Rádio Vale do Minho por fonte autárquica.
Recorde-se que a jornalista, conhecido rosto da informação da RTP, é natural de Valença. Residiu no concelho até à adolescência.
“Os meus pais foram felizes aqui. Até aos 15 anos morei aqui”, recordou Fátima Campos Ferreira no programa Você na TV, emitido pela TVI em 2020.
“Quando se é muito pequeno não se tem a noção de se se é feliz ou não. Há um imaginário que foi passado ali [em Valença] e que foi muito concretizado em amigas e pessoas que me acompanham até hoje”, contou.
“O meu pai foi funcionário alfandegário e eu cresci em Valença até aos 15 anos”.
Mas, contou, Valença tornou-se “pequena” para os sonhos que tinha.
“Valença tinha um colégio com grandes insuficiências de ensino e a minha escolaridade foi-me dada pelo meu pai. Era um homem extraordinariamente culto!”, descreveu. “Sendo de economia e finanças, interessavam-lhe as letras”.
Fátima Campos Ferreira nasceu em 1958. Depois da infância e adolescência passadas em Valença, licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e, anos mais tarde, em Jornalismo, na Escola Superior de Jornalismo do Porto.
Estreou-se na RTP ainda em meados da década de 80 e, entre 1988 e 1994, foi um dos principais rostos do Jornal da Tarde da RTP. Soma já mais de 30 anos de carreira é hoje uma das jornalistas mais conhecidas e reconhecidas de Portugal.
Confira a lista de homenageados:
- Fátima Campos Ferreira, jornalista natural de Valença;
- Marco Santos, artista plástico;
- Paulo Pacheco, Presidente de Junta (a título póstumo);
- Casa Toga, histórico estabelecimento comercial do concelho;
- Centro Humanitário da Cruz Vermelha;
- ASRAR – Associação Social e Recreativa dos Aposentados e Reformados de Valença.
Comentários: 0
1
1