PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Fão preocupado com atrasos nas transferências de verbas para seis creches

16 Novembro, 2012 - 14:17

177

0

Em causa estão investimentos comparticipados pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 – O Novo Norte). Segundo o responsável, alguns equipamentos já estão concluídos e outros encontram-se em fase de acabamento.

O deputado socialista Jorge Fão está preocupado com os atrasos nas transferências de verbas do Estado para Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito vianense, responsáveis pela construção de seis creches.

Em causa estão investimentos comparticipados pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 – O Novo Norte). Segundo o responsável, alguns equipamentos já estão concluídos e outros encontram-se em fase de acabamento.

Preocupado com as dificuldades económicas sentidas pelas instituições, resultantes desses atrasos, Jorge Fão acaba de enviar um requerimento ao Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, no sentido de obter informações sobre os tais pagamentos, quanto foi transferido e o que falta ser processado.

Em causa estão seis novas creches, cinco das quais localizadas em Viana do Castelo e uma em Arcos de Valdevez.

Mas a preocupação do deputado alto-minhoto vai mais longe. Jorge Fão enviou, em simultâneo, um requerimento para o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, relativo aos acordos de cooperação entre aquelas entidades e a Segurança Social.

O responsável quer saber se esses protocolos serão celebrados ainda em 2013, para que as várias instituições possam abrir portas e funcionar em pleno. Jorge Fão sublinha que existe “uma falta de clareza no discurso” por parte do Ministério da Segurança Social, nesta matéria.

O deputado do PS refere-se à construção de seis creches relativas ao Centro Social e Paroquial de Lanheses, ao Centro Social e Paroquial da Areosa, ao Centro Social e Paroquial de Carreço, ao Centro Social Paroquial de Deão, ao Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Darque (Viana do Castelo) e à Zona Industrial de Padreiro (Arcos de Valdevez).

Recorde-se que estes requerimentos enviados ao Governo acontecem na mesma semana, em que o deputado também questionou o Governo sobre os atrasos nos recebimentos relativos à construção de quatro lares no distrito.

As questões endereçadas por Jorge Fão resultam de um levantamento feito pelo deputado socialista, junto das instituições do Alto Minho.

Últimas