PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

Extraordinárias FOTOS do Alto Minho (e tudo à volta) muito mais verde depois da chuva

25 Novembro, 2022 - 18:33

824

0

Chuva.

Duas fotografias tiradas a partir do espaço. Uma data do passado mês de setembro. A outra foi tirada… hoje. As diferenças estão à vista.

 

A intensa precipitação que caiu no Alto Minho, em todo o País e até na Península Ibérica trouxe de volta o tão desejado verde à paisagem que carateriza a região.

 

 

Onde choveu mais?

Foi no coração do distrito de Braga que mais choveu nos últimos dias, de acordo com dados divulgados pelo portal meteorológico Meteo Trás os Montes – Portugal .

 

A chuva foi tanta que entre Braga e Guimarães foram registados uns impressionantes quase 80 litros por metro quadrado em precipitação acumulada.

 

O Vale do Minho, zona mais a norte do distrito de Viana do Castelo, fica desta vez com a medalha de prata. Os pluviómetros registaram quase 60 litros por metro quadrado.

 

Os dados foram recolhidos por quase todo o País com base em estações meteorológicas particulares.

 

O portal já informou que, de momento, não tem ainda registos de precipitação acumulada de estações do género na região mais a Sul. No entanto será pouco provável que nesta zona do País tenham sido igualados ou até mesmo superados os valores do Baixo e Alto Minho.

 

 

Sol até domingo

A chuva vai abrandar no Alto Minho e, de acordo com os vários portais meteorológicos, as previsões apontam para sexta-feira e sábado soalheiros. Mas com céu nublado. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê até uma subida da temperatura máxima na região, que poderá chegar aos 20ºC.

 

A madrugada do próximo sábado deverá ser mais fria, com os termómetros a apontar para 5ºC.

 

E é tudo quanto a sol.

 

Para domingo, as previsões do IPMA apontam o regresso da precipitação.

 

As temperaturas máximas voltam a descer, até aos 15ºC. As mínimas sobem até aos 10ºC.

 

O vento vai soprar fraco.

 

 

[Fotografias capa: NASA / Via Meteo Trás os Montes – Portugal]

Últimas