PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Exploração de “Casas dos Guardas Florestais” e de albufeiras para desporto na mira da JSD

7 Março, 2012 - 15:57

210

0

A reunião com Lagido Domingues serviu, sobretudo, para discutir novas políticas de “criação de emprego” jovem e de dinamização da economia local.

A reabilitação das antigas “Casas dos Guardas Florestais” e a exploração de albufeiras para a prática de actividades ligadas ao desporto e lazer foram duas das principais propostas apresentadas no último encontro, que juntou à mesma mesa os presidentes da Juventude Social-Democrata (JSD) de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, e o director do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A reunião com Lagido Domingues serviu, sobretudo, para discutir novas políticas de “criação de emprego” jovem e de dinamização da economia local.

Uma das propostas apresentadas prende-se com a possível exploração e reconversão das antigas “Casas dos Guardas Florestais” em habitações de turismo rural. Recorde-se que, quer em Ponte da Barca, quer em Arcos de Valdevez, estão identificadas várias casas.

Contactado, o presidente da JSD de Ponte da Barca, José Alfredo Oliveira, explicou que esta reconversão poderá passar por protocolos a celebrar com entidades e autarquias, tendo em vista complementar a oferta turística existente no parque.

Além desta proposta, foi também colocada em cima da mesa a provável exploração de algumas albufeiras, como a de Lindoso, para a prática de actividades desportivas e de lazer, sem comprometer a “preservação ambiental”.

Ainda em prol da dinamização do Parque Nacional da Peneda-Gerês, foi ainda colocada a hipótese de se apostar na formação e especialização dos técnicos que trabalham nas portas do parque, como forma de garantir a qualidade da informação e o esclarecimento de dúvidas sobre o parque aos turistas. Uma questão que Pedro Sousa, presidente da JSD de Arcos de Valdevez, classificou de “essencial”.

Estas propostas serão, de resto, apresentadas no congresso internacional agendado para o final de Abril, uma iniciativa conjunta da JSD de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, em colaboração com as Nuevas Generaciones do Partido Popular da Galiza.

Últimas