PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Executivo vai analisar esta quarta-feira resultado líquido de exercício negativo de 918 mil euros

15 Abril, 2014 - 12:53

145

0

Documento de prestação de contas relativo ao exercício de 2013 mostra ainda um resultado operacional também negativo de mais de 1,8 milhões de euros.

O Executivo Municipal de Caminha vai analisar esta quarta-feira o documento de prestação de contas relativo ao exercício de 2013, que apresenta um resultado líquido de exercício negativo de 918.262 euros e um resultado operacional também negativo de mais de 1,8 milhões de euros. Sobreavaliação da receita, aumento das despesas correntes em mais de 30 por cento e crescimento dos gastos com animação em cerca de 300 por cento explicam em parte estes números.
O documento de prestação de contas demonstra também que a taxa de execução ficou bastante aquém do previsto e que os pagamentos não tiveram em conta o limite que sempre devem constituir as receitas municipais. Assim, no ano de 2013 a despesa superou a receita, tendo-se recorrido ao saldo de gerência anterior.
O desequilíbrio é particularmente evidente em relação aos compromissos e à receita. Em 2013 foram assumidos compromissos superiores aos 25 milhões de euros, tendo a receita arrecadada ficado pelos 19 milhões de euros.
Os custos com pessoal, por sua vez, cresceram em cerca de 850 mil euros, quer devido a novas admissões e reclassificações, quer também como consequência dos aumentos das contribuições legais.
De referir ainda que o comportamento da rubrica custos com a animação cultural regista uma variação que coincide
com os últimos ciclos de quatro anos, o último dos quais apresenta por norma um incremento significativo. O último ano, 2013, não fugiu a esta regra, com a despesa a disparar no correspondente a cerca de 300 por cento.
Considerando o documento na sua globalidade, verifica-se, como referimos, que os resultados operacionais são negativos, assim como os resultados financeiros e os resultados correntes, o que se traduz num resultado líquido
também negativo de quase um milhão de euros.
A reunião vai ter lugar pelas 15h00, nos Paços do Concelho.

Últimas