A ermida da Senhora dos Remédios, os carvalhais, as matas de pinheiros, os ribeiros e velhos caminhos, de Sanfins e Gondomil são os atrativos da caminhada que a Câmara Municipal de Valença promove, este sábado, no Trilho Pedestre da Bouça Velha, com a distância de 10,2 Km’s.
Segundo o vereador da cultura, a aposta na rede trilhos é para manter em 2013.
José Temporão Monte refere que, realizada uma avaliação, a parceria com Tui, no âmbito da Eurocidade é para continuar em 2013, fruto da forte adesão da comunidade das duas cidades.
No entanto, a intenção passa por conferir uma visão diferente aos percursos.
Os primeiros pontos de interesse começam na Ermida da Senhora dos Remédios, também igreja matriz de Sanfins e no nicho da primitiva ermida, de grande devoção e fama de santidade, existente por baixo de um grande penedo.
O granito em Sanfins e Gondomil afirma-se, a olhos vistos, com os grandes aglomerados rochosos e as rochas de dimensão impressionante. Aqui a arte e a tradição de explorar a pedra é secular, antes extraída, à cunha, à força braçal, para pastas e postes.
Ao longo do percurso serão muitas as rochas isoladas que impressionam, no meio da paisagem, ou até que pelas suas formas servem de cortes para animas ou abrigos para os materiais agrícolas.
A época é propicia para encontrar as mais diversas espécies de cogumelos, tão presentes nos campos e montes e que as caraterísticas de Sanfins e Gondomil proporcionam.
Trata-se de um percurso de pequena rota, de caraterísticas paisagístico-patrimonial, com um grau de dificuldade moderado e tendo por cota máxima os 622 metros no Castelo da Furna.
A caminhada será acompanhada por guias que darão a conhecer os pontos mais interessantes do percurso, bem como explicações sobre a fauna e a flora local.
O ponto de encontro está marcado para a ermida da Senhora dos Remédios, em Sanfins, às 9h30 sendo o tempo estimado do percurso de 4 horas e 30 minutos.
Comentários: 0
0
0