PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Executivo reabre portas do Cine Teatro João Verde

25 Abril, 2013 - 08:59

212

0

O executivo monçanense escolheu o dia em que Portugal celebra a passagem do 39º aniversário da conquista da democracia e liberdade para reabrir as portas do Cine Teatro João Verde, inaugurado em 1949 e encerrado desde 1987. A sessão solene está marcada para as 15h00.

Depois de um profundo processo de requalificação, o Cine Teatro João Verde, importante sala de espetáculos do Alto Minho, reabre esta quinta-feira, mantendo a traça arquitectónica original do edifício e retomando a atividade cultural em diversas áreas.

O executivo monçanense escolheu o dia em que Portugal celebra a passagem do 39º aniversário da conquista da democracia e liberdade para reabrir as portas do Cine Teatro João Verde, inaugurado em 1949 e encerrado desde 1987. A sessão solene está marcada para as 15h00.

Além de ser um espaço para promover e divulgar as atividades da ‘prata da casa’, o novo equipamento terá música, teatro e o regresso do cinema.

Augusto Domingues recorda que a sétima arte é uma das lacunas sentidas no concelho, e com esta inauguração os grandes filmes mundiais vão estar em destaque.

Recorde-se que a requalificação do Cine Teatro João Verde obedeceu a duas fases. A primeira, adjudicada por 1.1 milhões de euros, incidiu no exterior do imóvel, contemplando a consolidação dos paramentos e a execução de novas divisões, coberturas e caixilharias. Englobou ainda o aumento da volumetria para receber uma caixa de palco adequada aquele equipamento cultural.

A segunda, cujos trabalhos foram entregues por 1.4 milhões de euros, compreendeu diversas intervenções no interior (tectos, paredes e pavimentos) bem como trabalhos relacionados com a rede de abastecimento de água e gás, segurança contra incêndios, instalação de equipamentos elétricos, elevadores, climatização, e rede estruturada de telecomunicações/informática.

Os últimos trabalhos, avaliados em cerca de 400 mil euros, relacionaram-se com a montagem do equipamento cénico.

No total, a requalificação do Cine Teatro João Verde representou um investimento próximo de 3 milhões de euros, tendo sido apoiado, através de programas nacionais e comunitários, em cerca de 75 por cento desse valor.   

Além da projeção de filmes, concertos musicais e apresentação de peças de teatro, este equipamento multicultural, com uma capacidade próxima de 300 lugares sentados, receberá uma intensa atividade através da realização de seminários, colóquios, encontros e exposições.

Depois da inauguração, pelas 16h00 e 22h00, a Lisbon Film Orchestra apresenta “Um concerto, duas paixões”, espetáculo dirigido pelo maestro Nuno de Sá com direção executiva de Francisco Santiago, onde a paixão pela música e pelo cinema despertam os sentidos para uma viagem ao imaginário da sétima arte.

Últimas