PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Executivo e ACICMM aliam-se para “grande” animação de Natal que “agite” consumo

5 Dezembro, 2013 - 10:48

195

0

A animação de Natal 2013 no concelho de Monção vai custar um pouco mais de 6 mil euros, repartidos entre o executivo municipal (4.781) e a Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço (1.561). A proposta já foi mesmo aprovada em reunião camarária.

A animação de Natal 2013 no concelho de Monção vai custar um pouco mais de 6 mil euros, repartidos entre o executivo municipal (4.781) e a Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço (1.561). A proposta já foi mesmo aprovada em reunião camarária.

A iluminação, com motivos alusivos à época, será instalada nas principais vias de entrada da vila e no acesso ao centro histórico. Depois do “Natal na Praça” e “Natal Solidário”, iniciativas que decorreram no passado domingo, a animação regressa ao centro urbano entre os dias 21 e 23 com a circulação de um comboio turístico, pais natal, mimos, cuspidores de fogo, entre outras atividades.

O vereador com o pelouro das atividades socioculturais sublinha a importância de se assinalar o Natal, através do envolvimento de coletividades, comerciantes e população.

Realçando uma programação transversal a diversas faixas etárias, Paulo Esteves salienta ainda o objetivo de dinamizar o comércio tradicional, contribuindo para a implementação de alguma ”agitação no consumo”.

Entre 15 de dezembro e 15 de janeiro, decorre um concurso de presépios de Natal nas montras dos estabelecimentos comerciais. Neste desafio, a autarquia monçanense apela à criatividade e imaginação dos proprietários na construção dos presépios que, segundo o regulamento, deverá privilegiar a utilização de material reciclável e tradicional como madeira, serrim, pedra, cortiça, cestaria, tecelagem etc.

Além da iluminação, animação e concurso, a quadra natalícia em Monção engloba outras atividades como exposições, ateliês, concertos musicais, mercado de Natal e atividades recreativas e festivas.

No seu conjunto, pretendem criar momentos de confraternização à volta da celebração do nascimento de Jesus Cristo e a criação de diferentes sinergias de dinamização comercial.

No fim-de-semana posterior, dia 14, a Comissão de Festas em Honra à Virgem das Dores assinala o arranque da publicidade sonora com animação de rua e a distribuição de um cartão de boas festas com a frase “As melhores compras estão no comércio tradicional”.

Esta iniciativa, feita em parceria com a Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço, tem como finalidade agradecer o apoio dos comerciantes na publicidade da festividade e incentivar, junto dos monçanenses e visitantes, a compra dos presentes de Natal no comércio tradicional.

A 22 de dezembro, o Pai Natal chega de bicicleta ao centro histórico da vila. Vindos de diferentes locais do concelho, vários elementos do Clube de Cicloturismo de Monção, vestidos à Pai Natal, juntam-se na Praça Deu-la-Deu para uma tarde animada. Nos sacos, trazem balões e guloseimas para as crianças.

No dia 27, pelas 21h30, o grupo Vox Angelis sobe ao palco do Cine Teatro João Verde para um recital de Natal, e na tarde do dia 29, decorre o habitual concerto de Natal e ano novo da Banda Juvenil da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil.

Últimas