PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Executivo de Sá quer audiência urgente com autarca para encontrar alternativas ao corte de luz

11 Maio, 2012 - 15:09

179

0

Filipe Quintas realça que o executivo de Sá está “totalmente solidário” com os objetivos do município na redução da despesa pública, sendo que irá apresentar medidas alternativas, que sirvam não apenas a freguesia de Sá, mas todas as aldeias do concelho, através de um plano de ação conjunto.

O presidente da junta de freguesia de Sá vai solicitar, com carácter de urgência, uma audiência ao presidente da Câmara Municipal de Monção, a fim de lhe dar a conhecer os resultados da reunião desta quinta-feira, entre o executivo de Sá e a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Recorde-se que, em cima da mesa, esteve a interrupção parcial da iluminação pública noturna nas freguesias do concelho.

Filipe Quintas realça que o executivo de Sá está “totalmente solidário” com os objetivos do município na redução da despesa pública, sendo que irá apresentar medidas alternativas, que sirvam não apenas a freguesia de Sá, mas todas as aldeias do concelho, através de um plano de ação conjunto. A diminuição do número de pontos de luz poderá ser uma medida.

Na audiência com a ERSE e, face ao processo de liberalização energético em estudo, o presidente da junta de Sá propôs, ainda, que as juntas de freguesia possam ter “uma palavra a dizer” na escolha dos prestadores de energia, sendo que, atualmente, só os concelhos têm voto na matéria. Refira-se que a ERSE pretende “liberalizar o mercado”, dando hipótese aos concelhos de optar pelo fornecedor que bem entendam. No presente, a iluminação pública está a cargo da EDP.

O executivo de Sá pretende, assim, em audiência, apresentar alternativas ao município que impeçam o corte noturno de luz nas freguesias. Para Filipe Quintas, nenhuma “medida meramente economicista” justifica a “perda da segurança das freguesias e das populações”.

Últimas