PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Ex

26 Outubro, 2011 - 08:13

250

0

O ex-secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, defende a criação de um mecanismo de consulta "comum" entre Norte de Portugal e Galiza, para evitar investimentos duplicados, na área, dos dois lados da fronteira.

O ex-secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, defende a criação de um mecanismo de consulta "comum" entre Norte de Portugal e Galiza, para evitar investimentos duplicados, na área, dos dois lados da fronteira.

A posição foi transmitida num recente debate transmitido por uma rádio de Vigo, Galiza, e no qual o ex-governante socialista estava acompanhado pela conselheira para a Saúde no Governo Regional galego.

"Devemos ser eficientes sob o ponto de vista económico", defendeu Manuel Pizarro, propondo a criação de um "Espaço Social Comum" às duas regiões.

O primeiro passo, apontou, seria um mecanismo de consulta para grandes investimentos em matéria de Saúde, que evitaria duplicidades e permitiria a definição de políticas sociais partilhadas, especialmente em termos de recursos.

Uma solução que resolveria situações como em 2010, em Valença, com o encerramento das urgências da cidade e a procura da população local dos serviços na localidade vizinha de Tui, ou da ausência de serviços de maternidade em populações de fronteira.

Um mecanismo que permitiria rentabilizar recursos supérfluos em áreas de proximidade da fronteira, como também evitaria duplicidades nos serviços de Saúde, enquanto que outros encerram por problemas orçamentais.

"Seria benéfico para os Estados, pela poupança que suporia em recursos e benéfico para o utente, que contaria com uma melhor prestação de cuidados de saúde", justificou ainda.

Manuel Pizarro lembrou ainda que a partir de 2014 será aplicada uma diretiva comunitária permitindo "a qualquer cidadão europeu procurar cuidados de saúde noutro país" e que estas duas regiões "têm tudo" para estar na linha da frente.

"Pode ser um laboratório para uma maior integração europeia. Seria muito positivo, no mais curto espaço de tempo, avançarmos neste processo, por exemplo, criando um grupo de trabalho para fazer uma avaliação prévia, dos equipamentos de saúde de ambos os lados da fronteira", apontou, em declarações à Agência Lusa.

Segundo uma nota divulgada hoje pelo Eixo Atlântico, que reúne municípios do Norte de Portugal e da Galiza, tratam-se de "ideias inovadoras" que "mereceram a atenção dos responsáveis galegos".

Este "Espaço Social Comum" entre o Norte de Portugal e a Galiza abrangeria, na proposta defendida por Manuel Pizarro, a construção de novos hospitais e centros de saúde, avançando com modelos de planificação conjunta.

Apontam mesmo como exemplo o caso do hospital em construção pela região da Catalunha (Espanha) e o Estado francês, que será a primeira unidade hospitalar transfronteiriça da Europa.

"Continuo convencido que os problemas da Europa se resolvem com a cooperação entre os Estados. Mas nos tempos que correm até parece uma heresia dizer isto", disse ainda o socialista.

FONTE: LUSA

Últimas