PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Europeias
Monção

Europeias: PSD olha para cima e confia na vitória que já leva 15 anos no Alto Minho

23 Maio, 2019 - 14:29

517

0

O PSD Alto Minho desvaloriza as sondagens mais recentes para as eleições europeias do próximo domingo. Os números dão vitória ao PS, mas a laranja alto-minhota mostra-se confiante na tradição. […]

O PSD Alto Minho desvaloriza as sondagens mais recentes para as eleições europeias do próximo domingo. Os números dão vitória ao PS, mas a laranja alto-minhota mostra-se confiante na tradição. Neste tipo de sufrágios, a vitória no distrito de Viana do Castelo tem sorrido sempre à direita.

Em 2014, em coligação com o CDS-PP, os sociais-democratas venceram com 35,12% dos votos. Os socialistas ficaram-se pelos 29,53%. Em 2009, altura em que o PS era Governo, o PSD venceu no Alto Minho com 38,35% dos votos. Os socialistas obtiveram 25,62%. É preciso recuar até 2004 para encontrar uma vitória europeia do PS no Alto Minho. Os socialistas venceram com 42,32% dos votos mas, logo atrás, ficou o PSD coligado com o CDS-PP com 40,21%.

Sem José Manuel Fernandes, que não pôde comparecer devido a compromissos de agenda, a comitiva social-democrata esteve em Monção durante a manhã desta quinta-feira. Liderada pelo presidente da Câmara de Monção, a equipa espalhou de imediato o ambiente de campanha eleitoral com beijinhos, abraços, esferográficas e autocolantes para todos. 

A jogar em casa, António Barbosa falava com toda a gente. Literalmente. O grupo manifestava por vezes vontade em acelerar, mas o autarca monçanense parecia não deixar um cidadão que fosse para trás. “A abstenção é sempre um receio e a olhar para os resultados eleitorais nas últimas europeias, mostra-nos que devemos ter essa preocupação”, disse Barbosa à Rádio Vale do Minho lembrando que, no distrito, a taxa de abstenção alcançou os 70%. “Temos de sensibilizar as pessoas para a importância destas eleições europeias. São hoje, provavelmente, as eleições mais importantes para o nosso país. Até porque hoje, os destinos da nação não estão só nas mãos dos nossos governantes mas também nas mãos da Europa. Não devemos deixar em mãos alheias o que deve ser decidido por nós”, realçou.

Sorridente e comunicativo com os feirantes, o presidente da Comissão Política Distrital do PSD distribuía abraços. “O que pretendemos é que haja uma grande afluência às urnas. Esse tem sido o calcanhar de Aquiles das eleições europeias”, desabafou o dirigente à Rádio Vale do Minho. Sobre sondagens, Carlos Morais Vieira teve resposta pronta. “Valem o que valem. Ando no terreno e não vejo que o resultado possa vir a ser aquele que as sondagens demonstram. Esperamos uma grande vitória no próximo domingo, com um bom resultado. Vejo nos eleitores alto-minhotos a vontade de continuar nos candidatos do PSD. Não só em Paulo Rangel como em José Manuel Fernandes, natural do Minho, que é o melhor eurodeputado que Portugal tem”, considera.

Também a acompanhar a comitiva, as duas deputadas pelo PSD Alto Minho na Assembleia da República, Emília Cerqueira e Liliana Silva. “Conto com um grande resultado do PSD no próximo domingo, sobretudo aqui no distrito. Por norma, o Alto Minho tem estado ao lado do PSD. Face ao que vimos recentemente no comício da Quinta da Malafaia, acho que essa tendência vai manter-se”, disse Liliana Silva à Rádio Vale do Minho.

 

PSD encontrou-se com a comitiva do Aliança

 

Um dos momentos mais caricatos da manhã, aconteceu quando a comitiva laranja se encontrou com os elementos do Partido Aliança que andaram também em campanha pela feira semanal de Monção. No frente-a-frente, os dois grupos abraçaram-se efusivamente e trocaram votos de boa sorte para domingo. 

A liderar a Aliança estava Joana Whyte, a décima na lista deste partido. “A Aliança é um partido novo. Estamos a começar a pouco e pouco. Temos um objetivo a longo prazo. De construir um partido sólido”, disse a candidata à Rádio Vale do Minho. “Temos andado no terreno todos os dias. Acreditamos que vamos eleger o Dr. Paulo Sande”, concluiu recordando as sondagens que apontam a possibilidade do Aliança conseguir eleger um deputado europeu.

As próximas eleições europeias realizam-se no domingo. As urnas abrem às 8h00 e encerram às 19h00. Os resultados deverão começar a ser divulgados a partir das 20h00 devido à diferença horária no arquipélago dos Açores.

 

Veja as fotos da passagem da campanha do PSD pela Feira Semanal de Monção
PUB

Últimas