PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Europac Kraft Viana instalou torre de 26 metros na fábrica para receber casal de cegonhas

12 Abril, 2012 - 11:20

239

0

A Europac Kraft Viana instalou, dentro da sua fábrica, em Viana do Castelo, uma torre com 26 metros de altura e 7,5 toneladas para permitir a nidificação de um casal de cegonhas que escolheu aquela zona para se reproduzir.

AEDP.

“Quando percebemos que o ninho estava a ser construído, verificámos logo que, por questões de segurança, não podia acontecer e tratámos de encomendar esta torre”, explicou à Lusa Mário Amaral, diretor-geral da Europac Kraft Viana, instalada na freguesia de Deocriste.

A torre de betão chegou na quarta-feira, pelas 08:00, a Viana do Castelo e foi de pronto colocada no interior da fábrica, tendo, no topo, uma estrutura que servirá de base ao ninho de cegonhas.

“Para nós, é mais uma prova da preocupação ambiental que temos e um cartão de visita. Ter, dentro da nossa unidade, um ninho de cegonhas só significa que o ambiente que nos rodeia, apesar de sermos um grande centro industrial, é saudável e que aqueles impactos que as pessoas pensam que existem são perfeitamente controlados pelos investimentos entretanto realizados”, sublinhou o responsável.

A Europac Kraft Viana garante que o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR acompanhou todas as intervenções, assim como a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a secretaria de Estado do Ambiente.

Entretanto, enquanto tenta que as cegonhas se adaptem à nova ‘casa’, a empresa vai convidar os alunos das três escolas básicas do concelho de que é “madrinha” a batizarem o casal que agora se prepara para receber no interior da fábrica.

“Pode considerar-se um investimento. É evidente que tudo isto tem um custo associado que não nos vai aumentar a rentabilidade do negócio, mas vai trazer muita satisfação, termos um casal de cegonhas a nidificar na nossa fábrica”, admitiu ainda Mário Amaral.

Este não é, contudo, caso único no concelho de Viana do Castelo.

Em 2011, duas cegonhas que se instalaram na chaminé de uma antiga serração da freguesia de Santa Marta de Portuzelo reproduziram-se pela segunda vez.

Estas duas cegonhas-brancas, espécie protegida, instalaram-se a mais de 30 metros de altura, no topo de uma chaminé de uma serração desativada há três décadas.

Foram imediatamente batizadas pela população como “arquiteta” e “engenheiro”, face à azáfama inicial que demonstraram na construção do ninho.

Últimas