PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Europa

Europa: Preço da eletricidade vai disparar no Inverno (em França pode triplicar!)

20 Julho, 2022 - 10:02

282

0

Economia.

Os preços da eletricidade no mercado grossista vão voltar a subir na Europa no Inverno, especialmente no Reino Unido, Alemanha e França, de acordo com a a Agência Internacional de Energia (AIE).

 

Num relatório publicado esta quarta-feira, divulgado pelo Sapo24, a AIE analisa as primeiras consequências da guerra na Ucrânia para a Europa devido à forte dependência energética da Rússia, que forneceu, em 2020, quase 30% do gás consumido na Europa, além de mais de 20% do petróleo e 12% do carvão.

 

Atendendo a um índice de base de 100 pontos, no início de 2016, os preços em França e na Alemanha são já 10 vezes superiores (1.000 pontos).

 

A escalada vai acelerar no Inverno, precisamente quando há receios de problemas de abastecimento ou de uma nova subida dos preços do gás, se se confirmar que a Rússia irá fechar as torneiras à Europa.

 

Os autores do estudo preveem que os preços em França tripliquem até ao final do ano (para 3.000 pontos), enquanto na Alemanha possam quase duplicar para cerca de 1.750 pontos.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas