PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Eurocidade: Jorge Mendes alerta governos português e espanhol de que “algo novo está a acontecer na fronteira de Valença-Tui”

10 Fevereiro, 2012 - 12:38

210

0

O autarca valenciano realçou ainda um “dia histórico”, cujo objetivo é dar passos estratégicos “seguros e firmes” para dar mais força às duas cidades, e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de cerca de 35 mil cidadãos.

E já está formalmente constituída a eurocidade Valença-Tui. Destacando a importância que esta iniciativa tem quer para os dois concelhos em questão, como também para “todo” o Norte de Portugal e da Galiza, o presidente da Câmara Municipal de Valença deixou uma espécie de ‘recado’ aos governos de Portugal e de Espanha. Jorge Mendes chamou a atenção para o fato de “na fronteira de Valença e Tui algo de novo está a acontecer”.
O governante frisou que esta parceria “é e deve ser um exemplo para a Europa” e que pode ser seguido por outras localidades, sobretudo numa altura de crise, as ligações entre Portugal e Espanha têm que ser aproveitadas.

O autarca valenciano realçou ainda um “dia histórico”, cujo objetivo é dar passos estratégicos “seguros e firmes” para dar mais força às duas cidades, e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de cerca de 35 mil cidadãos.
Jorge Mendes disse ainda que estas duas cidades assumem o desejo conjunto de formalizar “uma relação de sempre”, dando um contributo valioso para a consolidação do projeto europeu.

Já o alcaide de Tui exaltou uma realidade de cooperação internacional que ja existia há muito tempo, e que agora se torna oficial. Moisés Rodrigues fala num processo lento, e reiterou que “ninguém perde a sua identidade”. “É um trabalho conjunto em determinadas áreas essenciais”, assegura.
A Eurocidade corresponde ao território dos municípios de Valença e Tui, abrangendo 35 mil pessoas que passam a estar unidas, apesar da separação física feita pelo rio Minho e pela fronteira.

Numa próxima fase vai ser criado o Cartão da eurocidade, um documento eletrónico para que os cidadãos dos dois concelhos tenha benefícios aos equipamentos partilhados.

Esta gestão partilhada de equipamentos, como por exemplo a Piscina Municipal de Valença e o Conservatório de Musica de Tui, marcarão uma cooperação que já é efetiva nas mais diversas áreas de atuação dos dois municípios. Uma cooperação que já envolve efetivamente, também, as instituições, as coletividades, as empresas e as pessoas das duas cidades.
A constituição de uma polícia municipal está em cima da mesa, uma vez que há disponibilidade de Tui, agora tem de se analisar a abertura legal da parte portuguesa.

A Eurocidade Valença-Tui pretende ser um exemplo de cooperação na Península Ibérica e na Europa, avançando para novos modelos de relacionamento, de segunda geração, que pretendem potenciar as sinergias das duas cidades e demonstrar um novo modelo de cidadania europeia.

Este projeto, que conta com o apoio dos Governos de Portugal e da Galiza, foi formalmente constituído, esta sexta-feira, no edifício da Alfândega Cultural de Valença.

Últimas