PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção/Salvaterra de Miño

Eurocidade: Assinado protocolo entre Bombeiros de Monção e Salvaterra de Miño

28 Setembro, 2018 - 08:01

750

0

Foi assinado esta quinta-feira, no Salão Nobre da Casa do Concello de Salvaterra de Miño, em Espanha, um protocolo entre os Bombeiros de Monção e aquele concelho galego que, em […]

Foi assinado esta quinta-feira, no Salão Nobre da Casa do Concello de Salvaterra de Miño, em Espanha, um protocolo entre os Bombeiros de Monção e aquele concelho galego que, em linhas gerais, tem como finalidade a intervenção dos “soldados da paz” monçanenses naquela localidade vizinha.

De acordo com o documento, a atuação dos bombeiros monçanenses far-se-á em caso de incêndios urbanos e industriais, bem como em ações de busca e salvamento no rio Minho. A breve prazo, será formalizado um protocolo de cooperação, envolvendo as três entidades.

O presidente da Câmara de Monção realçou que este compromisso traduz no papel aquilo que acontece no quotidiano. “Os dois municípios estão unidos por uma travessia fluvial que, para nós, é mais uma rua. A partilha de equipamentos e sinergias é vista com total naturalidade”, disse António Barbosa. Já o Alcalde de Salvaterra de Miño, Arturo Grandal, assinalou que o acordo de intenções reflete o bom relacionamento entre o poder politico e as populações de ambos os lados da fronteira. Paulo Rocha, presidente da AHBVM, considera-o uma porta aberta para uma efetiva cooperação entre as duas localidades, nas vertentes da segurança e proteção civil.

Implementada esta parceria, faltam outras. Com particular destaque para a área da saúde. Ambos os autarcas focaram esse ponto, defendendo que o Centro de Saúde de Monção possa servir também os habitantes de Salvaterra de Miño, cujo núcleo urbano está a 12 quilómetros da unidade de saúde mais perto, em Ponteareas. Dependendo das administrações centrais, trata-se de um assunto mais difícil de concretizar. Contudo, tanto António Barbosa como Arturo Grandal mostraram vontade em transformá-lo em realidade. Talvez com a anunciada transferência de competências. Se, como referiu Antonio Barbosa, o governo optar pela negociação em vez da imposição.

A celebração deste acordo enquadrou-se na Semana da Eurocidade Monção Salvaterra de Miño, a qual engloba, até ao próximo domingo, roteiro noturno, concerto musical e espetáculo de dança. Refira-se que o Protocolo de Geminação para a constituição da Eurocidade foi assinado no dia 28 de março de 2015. A sede do organismo, no Parque da Lodeira, foi inaugurada no dia 1 de maio de 2017.

 

“A partilha de equipamentos e sinergias [entre Monção e Salvaterra] é vista com total naturalidade”, diz António Barbosa

PUB

 

Últimas