A Casa Branca proibiu por tempo indeterminado a entrada de jornalistas da agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP) na Sala Oval e no Air Force One.
Na origem desta interdição, segundo o Jornal de Notícias (JN), está o facto de terem utilizado a designação “Golfo do México” em vez de “Golfo da América”.
“A partir de agora, esse espaço estará aberto aos muitos milhares de jornalistas que têm sido impedidos de cobrir estas áreas reservadas da Administração. Os jornalistas e fotógrafos da Associated Press manterão as suas credenciais para o complexo da Casa Branca”, informou o porta-voz do Presidente dos Estados Unidos, Taylor Budowich.
Por sua vez, a porta-voz Karoline Leavitt deixou claro em conferência de imprensa que “se virmos os meios de comunicação social nesta sala a espalhar mentiras, vamos responsabilizá-los e é um facto que a massa de água ao largo da costa da Louisiana se chama Golfo da América”.
O Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) disse que estas “represálias” contra a AP “minam o compromisso declarado do presidente dos EUA com a liberdade de expressão”.
Comentários: 0
0
0