PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Mundo

Estudo revolucionário mostra que mulheres também caçavam na pré-história

29 Novembro, 2023 - 12:54

441

0

Estudo.

Uma investigação da Universidade de Norte Dame, nos Estados Unidos da América, concluiu que as mulheres também já caçavam durante a pré-história.

 

Segundo a SIC Notícias, o documento refere até que as mulheres tinham até a vantagem de uma “fisionomia melhor para caçar”.

 

As imagens pré-históricas colocam, por norma, o homem no papel de caçador e a mulher de recoletora e cuidador das crianças. No entanto, pode não ter sido bem assim.

 

O artigo, que foi publicado na American Anthropologist, refere que as mulheres também realizavam frequentemente atividades de caça e eram até melhores caçadoras do que os parceiros masculinos. E a razão prende-se com as hormonas – em particular o estrogénio e a adiponectina.

 

Com estas descobertas, a equipa refere não pretende “apagar ou rescrever a história”, mas sim “corrigir a história que apagou as mulheres”, sublinha Cara Ocobock.

 

Querem, no entanto, “alterar a ideia de uma inferioridade física feminina que tem existido durante tanto tempo”.

 

Num segundo artigo, incluído do mesmo estudo, a dupla de investigadoras analisou as evidências de caça entre os fósseis de mulheres, localizando algumas lesões associadas a esta prática. Tanto os homens como as mulheres apresentam os mesmos tipos de lesões e a mesma taxa de desgaste.

 

Além disso, as investigadoras encontraram também evidências de que havia mulheres caçadoras nas sociedades ancestrais, nomeadamente no período Holoceno, no Peru, onde os elementos do sexo feminino eram enterrados juntamente com utensílios de caça.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas