PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Estudo de docente do IPVC em publicação internacional

13 Novembro, 2013 - 08:56

145

0

Investigação revela que os mercados emergentes estão cada vez mais sincronizados com as economias avançadas.

“Emerging markets in the global economic network: Real(ly) decoupling?” é o título do artigo de Tiago Trancoso, docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, publicado recentemente pelo prestigiado jornal internacional Physica A: Statistical Mechanics and its Applications.

Analisando a rede financeira e económica global sob a perspetiva de um sistema complexo dinâmico, o estudo do Docente das licenciaturas em Gestão e Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana foca a sua atenção nos mercados emergentes, que serão responsáveis “por cerca de metade da produção mundial durante os próximos dez anos”, sublinha Tiago Trancoso.

Tendo em consideração a evolução emergente desta tipologia de economias e dos respetivos mercados financeiros, o artigo investiga “a hipótese de os seus ciclos económicos terem divergido dos ciclos das economias avançadas durante o período mais recente de globalização”, explica ainda a propósito da temática deste trabalho de investigação.

Segundo o autor “os resultados do estudo indicam que as economias emergentes não formam um polo coeso na rede global, evidenciando maior heterogeneidade interna do que os grupos compostos pelas economias avançadas e pelas restantes economias em desenvolvimento”, esclarece.

“Um exemplo é o processo distintivo do subgrupo do Leste Asiático, revelando desde 1996 uma convergência intensa com os ciclos económicos dos países mais avançados”, aponta Tiago Trancoso.

No entanto, os resultados do estudo também sugerem que a integração financeira e económica tem sido “o determinante preponderante nas relações transnacionais, suscitando um processo de interdependência crescente entre economias, independente dos respetivos níveis de desenvolvimento económico”.

Recorde-se que já em Maio passado, um outro estudo de Tiago Trancoso, sob o tema “Global Macroeconomic Interdependence: a Minimum Spanning Tree Analysis” venceu a competição internacional para o melhor artigo científico organizada pela Pro Global Science Association.

Na altura, o contributo dessa mesma investigação motivou o convite a Tiago Trancoso para ser keynote speaker do 2nd International Symposium Advancing Socio-Economic Research, que decorreu em Bucareste em Maio de 2013.

A apresentação despertou o interesse da comunidade científica e o estudo foi publicado na Review of Applied Socio-Economic Research.

Últimas