PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Estaleiros de Viana: Autarca diz que lhe pediram para não voltar a telefonar questionando sobre a empresa

6 Março, 2012 - 08:38

145

0

O presidente da Câmara de Viana do Castelo acusa o gabinete do secretário de Estado da Defesa de lhe ter pedido para “não telefonar mais” a questionar sobre os estaleiros da cidade, mas estas afirmações são desmentidas pelo Ministério.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo acusa o gabinete do secretário de Estado da Defesa de lhe ter pedido para “não telefonar mais” a questionar sobre os estaleiros da cidade, mas estas afirmações são desmentidas pelo Ministério.

A acusação foi feita pelo autarca socialista José Maria Costa, em plena reunião quinzenal do executivo camarário, depois de interrogado pela oposição sobre o seu papel na defesa dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e tendo em conta a demissão de um dos três administradores da Empordef.

“Face à comunicação das minhas preocupações, tiveram a lata [secretaria de Estado da Defesa] de me pedir para não telefonar mais”, afirmou o autarca, visivelmente incomodado e justificando desta forma o pedido de intervenção que hoje dirigiu ao primeiro-ministro sobre os ENVC.

A isto, José Maria Costa acrescentou a única resposta que obteve nas últimas semanas da parte do Ministério da Defesa, sobre o futuro dos ENVC: “Disseram-me que em tempo oportuno vão informar-me. Talvez seja quando a empresa fechar”.

Confrontada pela agência Lusa com estas declarações, fonte oficial do gabinete do ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, negou as afirmações. “Nunca, em momento algum, dissemos para deixar de ligar. É falso e desmentimos”, garantiu.

No entanto, já após a reunião do executivo camarário, José Maria Costa reafirmou as acusações feitas.

“Tive um telefonema da secretaria de Estado da Defesa dizendo para não telefonar mais, porque quando for oportuno entrariam em contacto comigo”, disse.

O autarca explicou ter obtido esta resposta depois de um período em que os pedidos de informação que dirigia ao ministério da Defesa, sobre a situação dos ENVC, eram “semanais”, face à “falta de respostas”.

“Como principal responsável de Viana do Castelo, tenho o direito de saber o que é que está a ser pensado para uma empresa importante e estratégica”, sublinhou.

Acrescentou que desde o início da atual legislatura apenas reuniu uma vez, “a muito custo e com duas pedras na mão”, com o secretário de Estado da Defesa, Paulo Braga Lino, e nunca chegou sequer a ser recebido pelo ministro José Pedro Aguiar-Branco.

Admitiu tratar-se de um “assunto incómodo”, mas assumiu que, “num espírito de colaboração”, a Câmara de Viana do Castelo está presente “para as questões boas e para as más”.

“Não calarei a minha voz na defesa dos estaleiros, qualquer que seja o senhor ministro da Defesa ou senhor secretário de Estado”, afirmou José Maria Costa, rematado: “Secretários de Estado há muitos. Eles passam, transitam, e os estaleiros vão continuar, se Deus quiser”.

Últimas