PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Estabelecimentos de ensino preparados para acolher crianças com necessidades especiais.

8 Setembro, 2010 - 17:27

164

0

No distrito foi criado um centro de recursos para a inlusão que apoia estas crianças numa educação especial.Do ponto de vista pedagógico esta integração assume a vantagem de existir interacção entre crianças, procurando um desenvolvimento conjunto.

No arranque de mais um ano lectivo na maioria dos estabelecimentos de ensino, a Rádio Vale do Minho foi saber como estão as escolas preparadas para acolher as crianças com necessidades especiais. Manuel Domingos, presidente da APPACDM de Viana do Castelo explica que, apesar do sistema regular de ensino "estar a caminhar num bom ritmo", é necessário haver uma adaptação por parte dos estabelecimentos e eliminação de "barreiras que ainda existem". A aposta passa pelo investimento na "cultura de promoção de igualdade de oportunidades".
No distrito foi criado um centro de recursos para a inlusão que apoia estas crianças numa educação especial. Do ponto de vista pedagógico esta integração assume a vantagem de existir interacção entre crianças, procurando um desenvolvimento conjunto. Uma parceria entre o Ministério da Educação, a APPACDM de Viana do castelo, e o agrupamento de Escolas de Paredes de Coura que é responsável pelos estebelecimentos de ensino do Vale do Minho e que, só no ano passado, deu apoio a 14 crianças com necessidades especiais.
O conceito de educação inclusiva surgiu a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca. A ideia é que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em escolas de ensino regular. O objectivo da inclusão demonstra uma evolução da cultura ocidental, defendendo que nenhuma criança deve ser separada das outras por apresentar alguma espécie de deficiência. A educação inclusiva abrange no distrito de Viana do Castelo cerca de 150 crianças

Últimas