Vila Nova de Cerveira confirmou esta terça-feira que vai estar presente na festa dos 1.000 anos de Cervera, município espanhol localizado na província de Lérida.
Os dois municípios, com nome (quase) igual e com a cultura do cervo em comum mostram grande vontade em geminar-se.
Foi no ano de 1026 que Cervera recebeu a Carta de Población.
O Presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, esteve recentemente na gémea espanhola.
Foi recebido no Ayuntamiento de Cervera pelo Alcalde e Senador Jan Pomés, e restante executivo, tendo contactado com as áreas comuns entre ambos os municípios.
Além de compartilharem a mesma origem quando se trata do nome do lugar, que deriva de “lugar de cervos”, e os brasões coincidirem na ostentação da figura do cervo, há também o facto do número de habitantes ser muito similar (cerca de 9 mil).
Além de Cerveira e Cervera terem origem medieval, são terras de fronteira e orgulham-se de ter um Castelo, elemento de defesa do território.
Bandeira do Município de Cervera, em Espanha
[Fonte: DR]
O autarca cerveirense revelou que o homólogo de Cervera expressou vontade em ter a participação de Vila Nova de Cerveira na comemoração dos 1.000 anos da atribuição da Carta de Población a Cervera.
“Trata-se de um acontecimento histórico muito importante e seria uma honra marcar presença e partilhar algumas das nossas semelhanças”, disse.
Durante a visita, Rui Teixeira foi convidado a assinar o Livro de Honra Municipal, a visitar pontos de interesse turísticos e a assistir à Abertura da Festa Major de Cervera.
[crédito fotografia: Município VN Cerveira]
Cervera é a capital da comarca de Segarra, localizando-se entre a colina de Les Savines e a ribeira de Ondara, na província de Lérida, comunidade autónoma da Catalunha. Tem 55,2 km² de área e em 2021 tinha 9.328 habitantes.
De relembrar que Vila Nova de Cerveira tem formalizada uma geminação com o concelho vizinho de Tomiño, da Galiza, cuja Eurocidade foi formalmente constituída em 2016.
Comentários: 0
0
0