Menu

+

0

0

País

Esta moeda é portuguesa… já circula e não foi desenhada por humanos

14 Dezembro, 2023 - 15:54

496

0

Valor facial de 10 euros.

É portuguesa. É a primeira moeda do mundo desenhada por Inteligência Artificial.

 

Este projeto, segundo a Executive Digest, resultou de uma parceria com o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra.

 

Esta moeda com o valor facial de 10 euros é “uma obra que une o biológico e o digital, com uma face criada pela IA para humanos e outra desenhada por humanos para máquinas”, escreve a Casa da Moeda.

 

No total, foram geradas mais de 43 milhões de imagens, posteriormente reduzidas através de um processo de curadoria para limitar o número de designs criados até chegar ao resultado final, o reverso da moeda. O anverso foi desenhado pelos investigadores que se inspiraram na ideia do armazenamento em disco, para codificar as instruções que geram a imagem criada pela IA.

 

 

Atenção! Notas continuam em circulação

Conforme explicou já a revista Visão em ocasiões semelhantes, esta é uma peça de coleção. No entanto, também tem valor real e pode ser usada tal como uma nota do mesmo valor, mas só no território nacional.

 

Um comerciante pode aceitar receber pagamento com esta moeda, sendo por isso importante que conheça as suas características, de forma a evitar enganos ou fraudes.

 

Contudo, os comerciantes também têm o direito de recusar pagamento, com o Banco de Portugal a sugerir que seja pedido ao cliente que faça a transação de outra forma e dentro dos mesmos valores.

 

As notas continuam em circulação.

 

[Fotografia: Via Executive Digest]

Últimas