PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Minho

Espetacular fotografia no Minho do meteoro avistado – “Daqueles que transformam a noite em dia”

16 Dezembro, 2023 - 13:52

439

0

Gemínidas.

A fotografia foi captada por Miguel Ventura, em Guimarães.

 

Mostra o momento em que, conforme noticiou esta sexta-feira a Rádio Vale do Minho, um meteoro atravessou os céus do País e foi avistado em várias localidades e também na Galiza.

 

“Provavelmente o maior meteoro que fotografei. Daqueles que transformam a noite em dia…”, descreve o autor.

 

O objeto celeste foi avistado em todo o país pelas 18h20. Deverá estar relacionado com o fenómeno das Geminídeas, que vai prolongar-se até véspera de Natal.

 

Tratam-se de chuvas de meteoros causadas pelo objeto 3200 Faetonte, que acredita-se ser um asteroide da família Palas, com uma órbita de “cometa rochoso”.

 

Isto faz das Gemínidas, junto com as Quadrântidas, as duas principais chuvas de meteoros que não se originam de um cometa.

 

Os meteoros destas chuvas são lentos, e podem ser vistos em dezembro, com pico normalmente em torno do dia 13 ou 14, e a data de maior intensidade sendo a manhã do dia 14.

 

Acredita-se que a intensidade das Gemínidas esteja a aumentar a cada ano, e as últimas delas apresentaram 120 a 160 meteoros por hora.

 

As Gemínidas foram observadas pela primeira vez em 1862,bem mais recente que qualquer outra chuva de meteoros como as Perseídas, e Leónidas.

[Fotografia: Miguel Ventura/Via National Geographic – Portugal]

Últimas