PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Ponte da Barca

Especialistas ibéricos participam em congresso para analisar vestígios da cultura celta na região

1 Junho, 2012 - 15:10

331

0

Com uma panóplia de especialistas, portugueses e espanhóis, o evento tem como objectivo principal “analisar” o património material e imaterial do concelho e da região norte, verificando se existe, na actualidade, vestígios da cultura celta.

O município de Ponte da Barca vai ser palco, a 15 e 16 de Junho, do VI Congresso Transfronteiriço de Cultura Celta, uma iniciativa que, entre outras, é organizada pela câmara municipal e a Universidade Católica Portuguesa.

Com uma panóplia de especialistas, portugueses e espanhóis, o evento tem como objectivo principal “analisar” o património material e imaterial do concelho e da região norte, verificando se existe, na actualidade, vestígios da cultura celta ou de outras culturas pré-romanas.

Segundo Fátima Lobo, presidente da Comissão Científica do Congresso, com esta iniciativa pretende-se “divulgar a cultura de Ponte da Barca e de toda a zona norte”.

Mas não só. O congresso tem ainda como finalidade contribuir para a “conservação e preservação” desse património, através da formação de jovens e de professores. Para tal, a organização espera que a comunidade docente possa participar de forma activa nesta iniciativa.

Refira-se que o Congresso Transfronteiriço de Cultura Celta foi objecto de acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua.

De acordo com a docente e investigadora da Universidade Católica, este congresso contribui ainda para a “descentralização da cultura” das universidades (meios formativos) para o meio social.

Os barquenses constituem o público-alvo central deste congresso, fomentando o “respeito e a preservação” do património pela própria comunidade. São, ainda, visados alunos, professores e o público em geral.

Ponte da Barca acolhe, a 15 e 16 de Junho, o VI Congresso Transfronteiriço de Cultura Celta, um certame que já decorre no município desde 2006. No evento vão estar especialistas ligados a áreas diversas, como História, Etnografia, Cultura Clássica, Direito e Psicologia.

De salientar que o congresso é organizado pela autarquia e a Universidade Católica Portuguesa. Tem, também, a colaboração do Instituto de Estudos Celtas (Espanha), o Instituto de Estudos de Cultura Celta (Portugal) e o Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação.

A sessão de abertura está agendada para as 14h00 do dia 15 de Junho. Além dos painéis temáticos, está ainda marcada uma visita guiada e um espectáculo relacionado com a cultura celta.

Últimas