PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Especial EXPO’98/20 anos: Um vereador da Cultura que levou ‘a tropa toda’ a Lisboa

30 Março, 2018 - 07:33

771

0

No ano em que se assinalam os 20 anos após a EXPO’ 98, a Rádio Vale do Minho falou com diversos rostos familiares à generalidade das gentes do Vale do […]

No ano em que se assinalam os 20 anos após a EXPO’ 98, a Rádio Vale do Minho falou com diversos rostos familiares à generalidade das gentes do Vale do Minho. Onde estariam eles em 1998? É isso que vamos contar-lhe nas próximas semanas… com algumas histórias curiosas à mistura. Garantido.

 

As autárquicas de 1997 ainda estavam frescas na memória dos monçanenses. O concelho tinha virado à esquerda e José Emílio Moreira, candidato pelo PS, era agora o novo presidente da Câmara. No pelouro da Cultura tinha Augusto Domingues, repleto de energia e pronto a colocar em prática inúmeros projetos no Município. A EXPO’ 98 tinha acabado de abrir portas. O vereador não perdeu a oportunidade e deitou mãos à obra. Organizou uma excursão e levou à capital dois autocarros cheios de gente do berço do Alvarinho. “Foi uma espécie de viagem sénior! As pessoas inscreveram-se e constituímos um grupo grande”, recordou Augusto Domingues, hoje vereador pela oposição socialista na edilidade monçanense.

Pela exposição realizada em Lisboa passaram 11 milhões de visitantes. Entre eles, o vereador da Cultura que um dia viria a ser eleito presidente da Câmara de Monção [2013-2017]. Convidado a olhar para trás, Augusto Domingues não tem dúvidas de que a EXPO’98 “foi uma coisa extraordinária. Sevilha, por exemplo, fez em 1992 uma grande exposição. E se formos lá agora vemos que a maior parte do espaço está ao abandono. Mete dó! É um cemitério! Por cá isso não aconteceu, felizmente. Se formos ao Parque das Nações, vemos que aquele espaço fervilha de vida”.

A EXPO’ 98 realizou-se em Lisboa entre 22 maio e 30 de setembro de 1998. Subordinada ao tema Os Oceanos, teve como objetivo principal celebrar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.

 

Enquanto que o Parque das Nações “fervilha de vida”, o espaço onde se realizou a EXPO’ 92 em Sevilha ficou ao abandono [Fotografias: Direitos Reservados]

Últimas