PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Especial EXPO’98/20 anos: Um pai babado que descobriu um segredo para ‘contornar’ filas

2 Abril, 2018 - 12:09

367

0

No ano em que se assinalam os 20 anos após a EXPO’ 98, a Rádio Vale do Minho falou com diversos rostos familiares à generalidade das gentes do Vale do […]

No ano em que se assinalam os 20 anos após a EXPO’ 98, a Rádio Vale do Minho falou com diversos rostos familiares à generalidade das gentes do Vale do Minho. Onde estariam eles em 1998? É isso que vamos contar-lhe nas próximas semanas… com algumas histórias curiosas à mistura. Garantido.

 

Jorge Mendes estava de regresso a Valença. Depois de vários anos a trabalhar em Lisboa, aquele que viria um dia a ser presidente da Câmara voltava ao Alto Minho num ano em que na capital era inaugurada a maior exposição de sempre. Teve de regressar, mas agora só por uns dias… e em lazer. “Na altura as minhas duas filhas ainda eram pequenas… uma com quatro e outra com dois anos. Tínhamos, portanto, aquele salvo conduto da cadeirinha de bebé”, iniciou Jorge Mendes com um sorriso. “Bastava termos uma cadeirinha de bebé para passarmos à frente das outras pessoas na fila”, prosseguiu com uma gargalhada.

Pela exposição realizada em Lisboa passaram 11 milhões de visitantes. Com um ‘passaporte feliz’ proporcionado pelas suas herdeiras , Jorge Mendes teve a sorte de conseguir entrar em quase todos os pavilhões. “Visitei praticamente tudo”, disse. Questionado sobre o que mais o marcou, o edil valenciano realçou sobretudo “a grande recuperação feita naquela zona” lisboeta que outrora era conhecida como Mar da Palha. “Foi também um evento que contribuiu para melhorar acessos, sobretudo a A3. Antes de 1998, ir de Valença ao Porto era um suplício! Foi graças ao esforço que um país inteiro fez que tivemos a auto-estrada até Valença”, recordou.

Convidado a olhar para trás, o edil valenciano não tem dúvidas de que a EXPO’98 valeu a pena. “Obrigou o país a dar o grande salto que tinha de dar. Isto para acompanhar outros países que estavam na média europeia”, apontou. “E hoje os resultados ainda lá estão. O investimento que se fez ainda lá está. Se formos a Sevilha, por exemplo, não está lá nada”.

A EXPO’ 98 realizou-se em Lisboa entre 22 maio e 30 de setembro de 1998. Subordinada ao tema Os Oceanos, teve como objetivo principal celebrar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.

 

Com carrinho de bebé, Jorge Mendes venceu facilmente as filas intermináveis nos pavilhões da EXPO’98

 

Últimas