O Ministério Público espanhol pediu uma pena de 11 anos de prisão para um cidadão português que, em 2020, roubou um carro, tentou atropelar o proprietário e provocou uma perseguição policial perigosa.
Os crimes ocorreram em Santiago de Compostela e Madrid.
Segundo o Notícias ao Minuto, que cita a imprensa galega, o caso aconteceu a 20 de fevereiro de 2020, quando um residente de Santiago de Compostela combinou encontrar-se com o português num parque de estacionamento, na localidade de Salgueiriños, para lhe mostrar o carro Audi A3 que tinha à venda.
Antes do encontro, ambos tinham combinado que o português – interessado em comprar o carro – poderia fazer um ‘test drive’.
No entanto, quando o espanhol chegou, o suspeito arrancou-lhe as chaves da mão, empurrou-o para o chão e fugiu com o veículo, tentando ainda atropelar o proprietário. Este sofreu ferimentos ligeiros.
No dia seguinte, o português e o carro roubado foram intercetados por uma patrulha da Guardia Civil numa autoestrada em Madrid, a cerca de 600 quilómetros de distância de Santiago de Compostela.
O suspeito, que conduzia com uma carta caducada há dois anos, recusou obedecer às ordens dos agentes de trânsito. Começou uma perseguição ao longo de 20 quilómetros.
Durante a perseguição, refere a acusação, o arguido “conduziu a alta velocidade, pondo em perigo a vida ou a integridade dos outros utentes da via”.
Já dentro de um túnel, os agentes conseguiram colocar o seu carro ao lado do veículo roubado, mas o português abalroou-os.
O suspeito acabou por bater contra um muro, mas quando os agentes se aproximaram, tentou voltar a arrancar com o veículo e agarrar à força um dos agentes, que teve de disparar vários tiros para o ar.
Encontra-se em prisão preventiva e vai ser julgado na próxima semana no Tribunal Provincial da Corunha.
Enfrenta uma pena de onze anos e quatro meses por vários crimes.
Comentários: 0
0
0