PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Espanha

Espanha: Não… o preço do combustível não vai descer 21% (foi a mentira de 1 de abril)

2 Abril, 2023 - 00:01

906

0

1 de Abril.

Não. Não está prevista qualquer redução de 34 cêntimos por litro em toda a Espanha. Foi, pois claro, a nossa mentira de 1 de abril.

 

Curiosamente, desta vez – e a avaliar pelas reações nas redes sociais – deixamos uma significativa parte de internautas na dúvida sobre se a notícia seria ou não verdade. Mas não é.

 

É também fictício o acordo entre o Presidente do Governo Espanhol, Pedro Sánchez, com as petrolíferas. A fotografia que ilustra o interior da notícia é de arquivo e refere-se a uma visita de Sánchez a uma refinaria da Cepsa.

 

 

Visita do Presidente do Governo Espanhol a uma refinaria da Cepsa

[Fotografia: Arquivo/DR]

 

 

 

Quanto à fotografia principal, é também de arquivo. Reporta-se a uma maior afluência aos postos de combustível galegos registada no ano passado.

 

No entanto, é verdade que no passado mês de fevereiro, de acordo com o España Diario –  e após a entrada em vigor da proibição de compra de petróleo à Rússia – os postos de combustível de todo o país lançaram um alerta sobre a escalada dos preços do combustível.

 

Entre muitas gargalhadas, a Rádio Vale do Minho recebeu ao longo de todo o dia várias felicitações pela criatividade da brincadeira.

 

 

Mais baixos lá que por cá

Posto isto, resta dizer que os preços dos combustíveis na Galiza, por exemplo, seguem mais baixos que deste lado do rio Minho. No posto Repsol da Avenida de Portugal, em Tui, a gasolina 95 está a ser vendida a 1,66 euros/litro e o gasóleo a 1,51 euros/litro.

 

Por cá, o preço do litro de gasóleo vai descer a partir de segunda-feira. No entanto, o preço do litro de gasolina vai ficar mais caro.

 

De acordo com o Notícias ao Minuto, as previsões apontam para uma descida de dois cêntimos no caso do gasóleo simples e para um acréscimo de 2,5 cêntimos no caso da gasolina simples 95.

 

Estas estimativas acontecem numa altura em que o gasóleo simples está a custar, em média, 1,506 euros/litro, enquanto o preço da gasolina simples 95 está nos 1,669 euros/litro, segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

 

Quanto ao dia 1 de maio, também referido na nossa rasteira, nem tudo é mau. Sorria: será feriado… e vai calhar numa segunda-feira. Garantido.

 

 

[Fotografia capa: DR]

Tópicos:

#Combustíveis

Últimas