PUB
A ideia, dizem os responsáveis da iniciativa, era tornar a praia mais segura. Sobretudo para as crianças. Da teoria passaram à prática… numa das praias de Cádis, em Espanha.
Três tratores munidos de lixívia – dois litros por cada 100 de água – para desinfetar o areal. Resultado? Desastroso. De acordo com a presidente da Associação de Voluntários Ambientais de Trafalgar, trata-se de um atentado ambiental. “Nem os insetos daquele ecossistema resistiram à desinfeção”, contou María Dolores Iglesias.
“Parece incrível que estas coisas ainda aconteçam, é uma loucura contra a própria praia”, disse María Dolores Iglesias, citada por vários órgãos da imprensa espanhola. “No perímetro fumigado nada é visto, nem mesmo um inseto, mataram tudo”, lamenta a ambientalista. “Não pensaram que isto é um ecossistema vivo, pensaram que é apenas terra.”
A piorar a situação, a tarambola, uma ave que deposita ovos na areia, está na época de reprodução e cerca de 20 ninhos terão sido destruídos. María Dolores Iglesias lembra ainda que depois de quase 40 dias sem presença humana, a vida animal tinha-se intensificado na praia — algo que agora se perde com a fumigação.
A denúncia da Greenpeace España na rede social Twitter
[Fotografia: Screen Vídeo El Periódico]
Comentários: 0
0
0