PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

ESA-IPVC promove I Congresso Internacional de Valorização de Produtos Tradicionais

3 Maio, 2012 - 08:23

154

0

Neste encontro vai procurar-se debater e analisar estratégias que visem melhorar a produção local típica, a fim de promover o consumo de alimentos tradicionais.

Até sábado, Ponte de Lima é palco da primeira edição do Congresso Internacional de Valorização de Produtos Tradicionais, evento que decorre no Auditório Eugénio Castro Caldas, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC).

Neste encontro vai procurar-se debater e analisar estratégias que visem melhorar a produção local típica, a fim de promover o consumo de alimentos tradicionais.

Ana Paula Vale, da Comissão Organizadora, considera indispensável uma reflexão acerca da valorização dos territórios e dos produtos tradicionais e vê neste evento um “espaço de partilha” relativamente ao tema.

O objetivo final passa pela criação de canais de comercialização para estes produtos.

Ana Paula Vale reforça a ideia de que é cada vez mais evidente a importância da valorização dos produtos tradicionais na sociedade atual, sendo um importante contributo para a promoção de um desenvolvimento rural integrado, o que acontece nesta região do Alto Minho.

Desde 2004, a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima está a trabalhar com vários municípios alto-minhotos e os seus produtos tradicionais, no sentido de elaborar cadernos de especificações para proceder à classificação como especialidades tradicionais garantidas ou como de indicação geográfica protegida. Ana Paula Vale recorda que o Alto Minho tem muitas potencialidades e que estão a ser esquecidas ou desvalorizadas.

Este I Congresso Internacional de Valorização de Produtos Tradicionais resulta de uma candidatura ao ON2, e vai trazer até Ponte de Lima oradores vindos da Grécia, Polónia, Eslováquia, Itália, França e Espanha, além de investigadores das universidades e politécnicos portugueses.

Espera-se, ainda, envolver todos os intervenientes ligados a esta área de investigação, com o objetivo da implementação tecnológica dos resultados científicos obtidos, de modo que possam contribuir para a competitividade das PME’s no mercado global.

Últimas