PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Época de incêndios de 2011 prepara

16 Novembro, 2010 - 08:40

233

0

O distrito de Viana do Castelo vai ter, em 2011, um reforço de meios de combate aos incêndios florestais.

O distrito de Viana do Castelo vai ter, em 2011, um reforço de meios de combate aos incêndios florestais. Três novas viaturas serão entregues em breve às corporações de Valença, Monção e Ponte de Lima e, paralelamente, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte vai abrir candidaturas para a aquisição de outras viaturas. por outro lado, e para fazer face ao período crítico, o Alto Minho vai dispôr de um helicóptero permanente durante a fase Charlie.
Estas são as principais conclusões retiradas da reunião, desta segunda-feira, entre os vários agentes da Protecção Civil do distrito, com o Secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, e o seu homólogo da Pasta do Ambiente, Humberto Rosa.

Os números oficiais da época de incêndios 2010 no Alto Minho dão conta de 2.482 fogos, que resultaram num total de 24.700 hectares de área ardida. O Governandor Civil de Viana do Castelo diz que, além do reforço de meios, a "tónica tem de estar na prevenção". Pita Guerreiro sublinha a importância de queimadas e as acções de fogos-gestão.

Mais meios e mais prevenção, é desta forma que o Alto Minho vai fazer face à época de incêndios do próximo ano. Depois destas reuniões de trabalho para proceder à avaliação das causas e consequências do elevado número de ignições registados pelos dez concelhos do distrito, e da apresentação de algumas soluções "imediatas", o Governador Civil de Viana do Castelo diz que o próximo passo é marcar um encontro com o secretário de Estado das Florestas para analisar a gestão florestal.

Últimas