PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Melgaço

Eólicas: Por entre as freguesias… ‘pé ante pé’ – Desligam-se cabos e tornam-se a ligar [VÍDEO e FOTOS]

8 Fevereiro, 2023 - 16:54

10479

0

Energias renováveis.

Devagar. Muito devagarinho. Assim segue a primeira daquelas que serão seis enormes pás de dois aerogeradores eólicos que estão a atravessar o Vale do Minho em direção ao Subparque Eólico de Picos, da ENERCON, em Lamas de Mouro.

 

Após ter passado a noite em Monção, a pá inicial chegou a Melgaço esta quarta-feira. Iniciou a subida. Mas depressa surgiram os primeiros obstáculos que fizeram abrandar a marcha, já de si lenta: as linhas de baixa e média tensão.

 

 

Veja o vídeo [créditos: Bruno Ribeiro]

 

 

 

Na freguesia de São Paio, em Melgaço, para dar passagem à enorme pá, com mais de 74 metros de comprimento, as linhas de baixa tensão foram desligadas. As de média tensão foram rebaixadas. Feita a passagem, tudo era novamente ligado e a normalidade reposta.

 

Apurou a Rádio Vale do Minho que este procedimento deverá atrasar significativamente a chegada das pás ao destino final. A primeira nem deverá chegar hoje, podendo pernoitar na freguesia de Pomares. O caminho será retomado esta quinta-feira.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Bruno Ribeiro]

 

 

Cada aerogerador tem mais de 120 metros de altura. Está equipado com três pás, cada uma com mais de 74 metros. Serão maiores do que os restantes quase 30 aerogeradores instalados neste parque, cuja altura ronda os 75 metros, com pás de 40 metros.

 

 

 

[Fotografias capa: Bruno Ribeiro]

Tópicos:

#Energia#Eólicas

Últimas