PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Enorme massa de ar polar ‘estaciona’ sobre o Alto Minho (aviso vermelho a partir da meia-noite)

8 Março, 2024 - 23:09

1618

0

Cota de neve pode descer aos 500 a 600 metros.

É uma enorme massa polar [em tons avermelhados] que já está a posicionar-se sobre o Alto Minho.

 

As imagens de satélite, divulgadas pela agência meteorológica espanhola AEMET mostram bem a dimensão do fenómeno.

 

É esperada intensa queda de neve durante a madrugada e, alerta o portal Meteo Trás os Montes – Portugal, haverá “acumulações muito significativas na Peneda-Gerês, Larouco, Barroso, Cabreira, Telégrafo, Minhéu, Padrela, Alvão, Marão, Montemuro, Estrela, Corôa, Montesinho”.

 

A cota de neve vai descer ainda mais e poderá chegar aos 500 a 600 metros. Poderá nevar em várias cidades e vilas do interior, nomeadamente Bragança, Guarda, Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros, Sabugal, Penedono, Aguiar da Beira, Vila Pouca de Aguiar, Vinhais, Vilar Formoso, Vimioso, e Carrazeda de Ansiães.

 

No Alto Minho, alerta máximo a partir da meia-noite, com mais neve a ser aguardada em localidades cimeiras tais como Castro Laboreiro, Lamas de Mouro (Melgaço); Soajo e Gavieira (Arcos de Valdevez; Lindoso (Ponte da Barca); Riba de Mouro (Monção); Corno de Bico (Paredes de Coura).

 

O IPMA prevê “queda de neve acima dos 600 metros, com acumulação até 20 cm acima de 800 metros, que poderá ser até 40 cm acima de 1.000 metros”.

 

Está prevista “perturbação grave causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo (p. ex., vias interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados)”.

 

O alerta máximo vai estar em vigor até às 9h00 deste sábado, passando depois a laranja.

 

 

 

[Fotografia: AEMET]

Últimas