PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

ENERCON: Ministro do Ambiente lembrou importância da empresa e do porto de mar

11 Abril, 2014 - 16:28

203

0

Empresa é uma das que mais contribui para as exportações portuguesas.

O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, esteve hoje em Viana do Castelo para visitar a unidade de geradores e mecatrónica e a fábrica de pás de rotor da ENERCON. Na visita, o autarca José Maria Costa lembrou a importância da empresa e do porto de mar enquanto infraestrutura de apoio à exportação desta empresa.
José Maria Costa sublinhou que este é um projeto âncora regional e nacional que atraiu já novos investimentos e novas empresas instaladas entretanto no Parque Empresarial de Lanheses. De acordo com o edil, neste momento a ENERCON é uma empresa exportadora de Viana do Castelo e recordou o Ministro do Ambiente da necessidade de melhorar os acessos ao porto de mar para facilitar as exportações desta unidade empresarial.
De sublinhar que a ENERCON, uma das empresas que mais contribui para as exportações portuguesas, já investiu, desde 2006, em Viana do Castelo, mais de 120 milhões de euros, com a construção das três unidades industriais (a fábrica de pás de rotor, a fábrica de torres de betão e a fábrica de geradores e mecatrónica) e criou mais de 1.700 postos de trabalho diretos e gera cerca de 200 milhões de euros em atividade económica anual.
Este investimento foi apoiado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo no âmbito do programa de incentivos e isenção de taxas com vista à fixação de empresas e criação de postos de trabalho, uma política desenhada de forma a cumprir objetivos claros como a estruturação do cluster das energias renováveis e da fileira da economia do mar, assim como outras fileiras.
Isto porque, desde 2010, a Câmara Municipal tem vindo a implementar um conjunto de medidas, incentivos e programas como isenções e redições nas taxas de licenciamento, IMT e disponibilidade de crédito para propiciar a afirmação e consolidação empresarial do concelho.

Últimas