PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Enercon instala aerogerador para fornecer eletricidade à própria fábrica

7 Novembro, 2011 - 07:54

116

0

A Enercon vai lançar na terça-feira a primeira pedra da instalação de um aerogerador próprio nas fábricas da multinacional alemã na cidade de Viana do Castelo, representando um investimento de cinco milhões de euros.

A Enercon vai lançar na terça-feira a primeira pedra da instalação de um aerogerador próprio nas fábricas da multinacional alemã na cidade de Viana do Castelo, representando um investimento de cinco milhões de euros.

Trata-se de um aerogerador de 2 MegaWatts (MW) de potência e cuja implementação deverá estar terminada em abril de 2012, admitiu à Agência Lusa o administrar da Enercon em Portugal.

Segundo Francisco Laranjeira, este aerogerador será ligado à Rede Eléctrica Nacional e servirá também para "testes" do modelo totalmente produzido em Viana do Castelo.

O lançamento da obra acontece na terça-feira, pelas 16:00, e deverá contar com a presença do secretário de Estado da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques.

O aerogerador será instalado no complexo fabril da Enercon no Parque Empresarial da Praia Norte, no litoral da cidade de Viana do Castelo.

"Será uma turbina emblemática para Viana do Castelo, um sinal de modernidade da região", sublinhou Francisco Laranjeira.

O lançamento deste investimento acontece durante o "Enercon Fórum", iniciativa que reúne, até quarta-feira, especialistas e clientes do grupo, entre cerca de 200 convidados oriundos de todo o mundo e que pela segunda vez se realiza em Portugal.

Atualmente, a Enercon é já o maior empregador do distrito de Viana do Castelo, tendo criado desde 2006 mais de 1.400 postos de trabalho através da instalação, na cidade e no Parque Empresarial de Lanheses, de cinco fábricas onde são integralmente produzidos todos os componentes eólicos.

Desde julho que a empresa está a incrementar a exportação de componentes a partir de Viana do Castelo, com a partida semanal de dois navios do porto local, existindo a expetativa de aumentar esse volume depois de realizadas dragagens na entrada da foz do rio Lima para aumentar a competitividade da operação.

FONTE: LUSA

Últimas