PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Em seis meses Monção requalificou mais de 40 quilómetros de caminhos florestais

19 Julho, 2023 - 18:07

814

0

Prevenção.

Entre janeiro e junho, Monção requalificou 45,5 quilómetros de caminhos florestais que, devido à vegetação, “se encontravam intransitáveis”.

 

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo Município local, numa altura em que a autarquia está a encetar “medidas de prevenção, limpeza e vigilância, bem como ações de sensibilização junto das comunidades locais”.

 

No âmbito de um protocolo de colaboração entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Câmara Municipal de Monção, realizaram-se trabalhos de limpeza da rede viária florestal em diferentes áreas geográficas do nosso concelho.

 

Os trabalhos decorreram nas freguesias de Abedim, Longos Vales, Merufe, Podame, Portela, Segude, Riba de Mouro, Tangil, e Trute, bem como na União de Freguesias de Ceivães e Badim, e na União de Freguesias de Sago, Lordelo e Parada.

 

Na passada sexta-feira, elementos da Câmara Municipal de Monção e do ICNF fizeram o ponto da situação dos trabalhos já finalizados e em fase de ultimação, deslocando-se a diversos locais do concelho, tomando contacto com o andamento das intervenções.

 

Estas tiveram como finalidade a beneficiação de caminhos existentes e a criação de faixas de gestão de combustíveis (zonas de prevenção e segurança contra incêndios). O objetivo geral consistiu na minimização de riscos de fogos florestais, salvaguardando pessoas e bens.

 

Com a implementação destas medidas preventivas, constantes no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, o Município de Monção pretende “corporizar uma intervenção criteriosa focada na descontinuidade das formações vegetais”.

 

“Por um lado, através da diminuição da superfície percorrida pelos incêndios florestais e, por outro, reforçando a capacidade de movimentação e intervenção dos Bombeiros no combate às chamas”, acrescenta.

 

 

[Fotografia: Município Monção]

Tópicos:

#Prevenção

Últimas