Meia centena de alunos frequenta aulas de instrumentos tradicionais, nomeadamente cavaquinho, gaita de fole e viola braguesa, na Escola de Música de Ponte da Barca, situada na Casa da Cultura.
O arranque deste projeto aconteceu em outubro deste ano, e as aulas são ministradas pelos professores Rafael Freitas (gaita de fole) e Xico Malheiro (viola braguesa e cavaquinho).
Atualmente, 25 alunos aprendem cavaquinho, 4 viola braguesa e 18 gaita de fole.
“Esta é mais uma aposta do Executivo na revitalização cultural e comunitária, que tem atraído pessoas de todas as idades, desde crianças curiosas até adultos que procuram uma ligação mais profunda com a tradição musical portuguesa”, refere o Município.
“O projeto contribui para preservar instrumentos que são parte integrante da herança cultural do país e representa uma mais-valia no fortalecimento do tecido social. Para além de aprenderem melodias e técnicas, os participantes encontram um espaço de partilha e descompressão”, refere.
“O sucesso deste projeto sublinha a importância de iniciativas que valorizam o património cultural e criam novas formas de o manter vivo, envolvendo a comunidade de forma ativa e inclusiva”, acrescenta a autarquia.
Comentários: 0
0
0