Dezenas de jovens reuniram-se, no passado sábado, na Biblioteca Municipal de Monção para mais uma edição da iniciativa Orçamento Sem Gravata.
Organizada pela JSD Monção, a ativade tem como objetivo “aproximar os jovens dos debates sobre políticas públicas e das decisões que influenciam o seu futuro”.
O encontro contou com a presença dos deputados do PSD na Assembleia da República Ana Gabriela Cabilhas e José Lago Gonçalves, que vieram discutir medidas governativas e ouvir as preocupações dos participantes.

[crédito fotografia: JSD Monção]
O evento procurou “descomplicar temas económicos e sociais que marcam a atualidade. Entre os assuntos em destaque estiveram o IRS Jovem, o IMT, o IRC, a habitação jovem e ainda áreas estruturais como a educação e a saúde”, explicou o Presidente da JSD Monção, Tiago Viana.
“O Orçamento Sem Gravata foi um evento criado para que os jovens tenham voz e entendam o impacto das políticas públicas no seu dia a dia. Falámos de IRS Jovem, da carga fiscal que recai sobre quem está a começar a vida profissional, do peso do IMT e das dificuldades em adquirir ou arrendar casa”, prosseguiu o dirigente.
Tiago Viana sublinhou ainda a importância de abordar outras áreas que considera “fundamentais”.
“A educação e a saúde continuam a ser pilares centrais para garantir igualdade de oportunidades. É essencial discutir como investir de forma mais inteligente nestes setores, garantindo serviços de qualidade e que respondam às necessidades dos jovens e das famílias”, referiu.

[crédito fotografia: JSD Monção]
A iniciativa terminou com a promessa de “continuar a promover espaços de conversa direta entre jovens e representantes políticos, reforçando a vontade da JSD Monção de contribuir para um concelho mais informado, participativo e atento aos desafios das novas gerações”.
Comentários: 0
0
0