PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Em 2010, 1 337 hectares ardidos , mais do que em 2009 e menos do que em 2006

15 Setembro, 2010 - 09:44

218

0

E em Paredes de Coura, arderam este ano 1 337 hectares de terreno, para um total de 14 121 de área ardida em todo o território do distrito de Viana do Castelo. Os dados foram avançados pelo autarca courense na última assembleia municipal.

E em Paredes de Coura, arderam este ano 1 337 hectares de terreno, para um total de 14 121 de área ardida em todo o território do distrito de Viana do Castelo. Os dados foram avançados pelo autarca courense na última assembleia municipal. De acordo com António Pereira Júnior, estes são para já dados provisórios, mas reflectem que a quantidade de área ardidade em 2010 até ao momento é maior do que em 2009 e menor do que em 2006.
O flagelo dos incêndios tem sido uma das maiores preocupações do município courense. Reconhecendo que há falta de voluntários, o presidente considera que é na profissionalização que poderá estar a solução. António Pereira Júnior recorda, por isso, a equipa de intervenção permanente que está a ser criada no seio dos bombeiros voluntários de Paredes de Coura. De acordo com o responsável, os cinco jovens, que irão ser pagos pela autarquia, darão resposta a ocorrências como incêndios e acidentes. Pereira Júnior realça ainda o trabalho da equipa de sapadores criada há um ano, para dar resposta à prevenção e protecção das florestas.
Só em 2010, a área de floresta ardida no concelho de Paredes de Coura soma-se nos 1337 hectares. Mas Paredes de Coura é apenas um exemplo da devastação em todo o Alto Minho. A preocupação pelos incêndiso, combate e coordenação já levou a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho a agendar para Outubro uma reunião com o Secretário de Estado da Protecção Civil.

Últimas