PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Eixo Atlântico: “Estratégia do Mar” fechada até final do ano e atenta ao alargamento do canal do Panamá

31 Maio, 2012 - 08:17

121

0

Até ao final do ano deverá concluída a proposta de “Estratégia do Mar” do Eixo Atlântico, que vai ter em conta os efeitos do previsto alargamento do canal do Panamá, foi anunciado.

Até ao final do ano deverá concluída a proposta de “Estratégia do Mar” do Eixo Atlântico, que vai ter em conta os efeitos do previsto alargamento do canal do Panamá, foi anunciado.

O projeto envolve o “Campus de Mar”, com sede em Vigo, que reúne mais de três mil investigadores das principais universidades da eurorregião e o Eixo Atlântico, que abrange as 34 maiores cidades do norte de Portugal e da Galiza.

O atual líder do Eixo Atlântico, José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo, reuniu hoje com o reitor da universidade de Vigo e do encontro ficou a garantia de conclusão da proposta sobre a estratégia “até final do ano”, elaborada por especialistas e coordenada pelo Campus do Mar.

Neste encontro, o reitor da Universidade de Vigo recordou que a ampliação do Canal do Panamá “coloca a eurorregião numa posição privilegiada”, com “vantagens e inconvenientes” a ter em conta.

“De um lado o incremento do tráfego marítimo e a utilização das infraestruturas portuárias da eurorregião, e por outro lado a necessidades de abordar questões como a segurança marítima pelos riscos marítimos que apresenta o incremento dos tráfegos”, sublinhou Salustiano Mato de la Iglesia.

Para o líder do Eixo Atlântico, José Maria Costa, a conclusão da ampliação do canal do Panamá, além da construção naval e da pesca, são alguns dos aspetos da “identidade” marítima da eurorregião.

“Queremos ser escutados nos fóruns europeus para que o mar como elemento estratégico para Europa seja possível”, disse.

Através do protocolo celebrado em março, o “Campus do Mar” vai desenvolver um documento estratégico sobre “Um mar de oportunidades para a eurorregião Galiza e Norte de Portugal” e na primeira quinzena de julho será realizada, em Viana do Castelo, a primeira “Semana do Mar”.

O programa prevê ainda a apresentação de um documento sobre a política para o Mar, a entregar em Bruxelas, através de um trabalho a desenvolver pelas autarquias e pela Universidade de Vigo, que obteve a qualificação de “Campus de Excelência Internacional de âmbito Regional”, precisamente através do “Campus do Mar”.

Segundo fonte do Eixo Atlântico, aquele Campus proporcionará apoio técnico sobre a Estratégia Marítima no âmbito da eurorregião e serão também promovidos fóruns técnicos sobre o tema.

“Para tal, vão ser estabelecidas atividades de divulgação científica e tecnológica nas cidades do Eixo Atlântico, no âmbito dos programas de projeção social e promoção da cultura científica do ‘Campus do Mar’”, explicou a fonte.

Últimas