PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Eixo Atlântico e CE reúnem-se para garantir financiamento para comboio Porto-Vigo

2 Novembro, 2012 - 14:57

145

0

Os responsáveis do Eixo Atlântico reúnem-se a 08 de novembro, na Galiza (Espanha), com representantes da Comissão Europeia para estudar o financiamento comunitário à modernização da ligação ferroviária entre Porto e Vigo.

Os responsáveis do Eixo Atlântico reúnem-se a 08 de novembro, na Galiza (Espanha), com representantes da Comissão Europeia para estudar o financiamento comunitário à modernização da ligação ferroviária entre Porto e Vigo.

Segundo o anúncio feito hoje pelo Eixo Atlântico, a reunião vai decorrer em Monforte de Lemos e envolverá ainda a presença dos representantes do Governo Regional galego e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

“Assume uma especial importância por se realizar pouco tempo antes de a Comissão Europeia abrir uma convocatória não prevista, no final do mês de novembro, de fundos comunitários especificamente destinada a infraestruturas ferroviárias e que se vão ver materializados entre 2013 e 2014”, explica o Eixo Atlântico, em comunicado.

Na mesma nota, assegura que o financiamento da modernização da ligação ferroviária entre as duas maiores cidades do Norte de Portugal e da Galiza, com especial incidência na Linha do Minho, “entra na reta final”.

A reunião é promovida pelo Eixo Altântico, entidade que reúne as 34 maiores cidades do Norte de Portugal e da Galiza, e deverá contar ainda com a presença de responsáveis da REFER – Rede Ferroviária Nacional e com o diretor-geral dos Caminhos-de-Ferro de Espanha, Manuel Niño.

Esta obra foi apresentada na Comissão Europeia como “uma prioridade” pelos governos de Portugal e Espanha para potenciar a ligação entre Porto e Vigo, conforme revelou em outubro o presidente do Eixo Atlântico, após uma reunião em Bruxelas.

Segundo José Maria Costa, os dois governos “confirmaram” que a modernização da Linha do Minho é uma “prioridade”.

De acordo com o presidente, os responsáveis comunitários informaram que a ministra do Fomento de Espanha, Ana Pastor, já atribuiu “caráter prioritário” à modernização da linha, sendo intenção de Madrid prever fundos comunitários para o projeto nesta convocatória extraordinária de novembro.

José Maria Costa disse ainda que os responsáveis da Comissão Europeia “confirmaram igualmente que o Governo português transmitiu recentemente a mesma posição”.

Os dirigentes do Eixo Atlântico defendem o início do processo de modernização da Linha do Minho, entre Nine e Valença, do lado português, para que as obras arranquem já suportadas pelo próximo quadro comunitário de apoio com uma candidatura conjunta dos dois países.

Prevê-se um investimento global que poderá rondar os 180 milhões de euros e uma comparticipação por fundos comunitários até 85%.

O objetivo é apresentar uma ligação ferroviária entre Porto e Vigo de “elevada prestação”, ou seja, em menos de metade das mais de duas horas que leva atualmente a assegurar o mesmo serviço.

Últimas