PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

Eis o cometa Nishimura… a partir de Portugal

8 Setembro, 2023 - 00:05

1562

0

Astronomia.

[atualizada – 0h06 8 setembro – com informação relativa à primeira foto em território continental]

 

 

Foi captada em Arganil, no distrito de Coimbra, durante a última madrugada.

 

Trata-se do cometa Nishimura. Um corpo celeste verde, já visível a partir de todo o território continental. Foi divulgada pelo portal Meteo Trás os Montes – Portugal e tem a assinatura de Maria e Miguel Marques, que gerem a página Marques Photography.

 

É das primeiras. Não será a primeira. Essa foi divulgada pelo jornal O Minho, a partir de Fafe.

 

Desde 11 de agosto que é possível observá-lo sem qualquer equipamento especial. Está a deslocar-se a uma velocidade de 380 mil quilómetros por hora.

 

“Esta foi daquelas noites em que todas as previsões eram péssimas mas mesmo assim arriscámos. Acordámos de madrugada e fomos até Arganil para conseguir fotografar o tão falado cometa Nishimura. Ainda não é visivel a olho nu mas pelas objetivas já faz algumas delícias. Nesta astrofotografia conseguimos enquadrá-lo com o Posto de Vigia de Monte Redondo, sempre recorrendo à preciosa e precisa ajuda do PhotoPills”, relatam os dois entusiastas.

 

As condições meteorológicas não vão ajudar nos próximos dias. No entanto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anuncia melhorias a partir de terça-feira, dia 12 de setembro, precisamente quando este cometa faz a maior aproximação à Terra. 

 

Nesse dia, estará a 125 milhões de quilómetros de distância do nosso planeta.

 

Como observar?

Os melhores momentos para observar o cometa são, segundo os especialistas, uma hora após o pôr do sol e uma hora antes do amanhecer.

 

Volta? Há quem defenda que sim. No ano 2460. Mas há também a versão mais pessimista.

 

Nishimura deverá terminar a volta ao sistema solar a 17 de setembro, quando se aproximar do Sol, a cerca de 43 milhões de quilómetros de distância, não podendo sobreviver após essa aproximação.

 

 

 

[Fotografia: Marques Photography]

Tópicos:

#Cometa#Espaço

Últimas