PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Valença

Eis a nova escultura de Valença – Sabe quem está representado?

25 Julho, 2023 - 18:51

1896

0

Apresentada esta terça-feira.

Uma escultura de Santiago, em madeira de plátano foi apresentada esta terça-feira em Valença, em Dia de Santiago, como nova referência do Caminho de Santiago, na Fortaleza.

 

Durante esta terça-feira a escultura esteve instalada na Praça da República, na Fortaleza, em frente à Câmara Municipal.

 

O local definitivo desta obra de arte, a partir desta quarta-feira, será o Largo de Santa Maria dos Anjos, também na Fortaleza.

 

A obra é do escultor António Nunes e foi elaborada em madeira de plátano, a ponteira de moto serra e com alguns retoques a lixa.

 

A figura de Santiago, o apóstolo, surge representada, encimada com a vieira, com feições e traços marcados que se estendem pelo rosto e vestes. A meia cintura, uma antiga estrutura de caldeira de árvore, em ferro fundido, ganhou nova utilidade aportando à obra uma base para um ponto de descanso.

 

“Esta obra materializa o que Valença é no caminho, um ponto de convergência rumo a Santiago, que vai valorizar, ainda mais, a Fortaleza e o Caminho de Santiago. Temos a sorte de ter um escultor como António Nunes que tanto tem enriquecido Valença com as suas obras”, disse o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.

 

Para António Nunes esta obra pretende ser “uma espécie de totem tribal, onde os caminhos se encontram rumo a um mesmo lugar, numa perfeita harmonia com a natureza, num caminho de luz”.

 

O Largo da Igreja de Santa Maria dos Anjos, no topo norte da Fortaleza e em frente a Matriz, hoje, espaço de visitação, contemplação e oração e um dos últimos ponto de paragem de todos os peregrinos que fazem o Caminho Português, em Portugal, antes de entrar na Galiza, será o local definitivo desta obra de arte.

 

 

[Fotografia: Município Valença]

Tópicos:

#Arte

Últimas